Brasil

60% dos brasileiros não sabem o que é parlamentarismo

A hipótese de nomear um primeiro-ministro tem sido discutida nos bastidores do Palácio do Planalto

Faixa presidencial: Temer é um dos principais entusiastas de adotar parlamentarismo no Brasil (Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação)

Faixa presidencial: Temer é um dos principais entusiastas de adotar parlamentarismo no Brasil (Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 14 de agosto de 2017 às 14h56.

Última atualização em 2 de outubro de 2017 às 12h43.

São Paulo – Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 59,6% dos brasileiros não sabem o que é o sistema parlamentarista.

De acordo com a pesquisa, 37,9% disseram saber o que é o regime e 2,5% não opinaram.

A sondagem foi realizada a partir de questionário online com 2.410 pessoas entre os dias 8 e 10 de agosto em todo o território nacional. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

A mudança no sistema de governo, defendida até pelo presidente Michel Temer (PMDB), é reprovada por 46,4% dos internautas. Outros 39,4% são favoráveis, 7,5% não souberam responder ou não opinaram e 6,7% afirmaram que poderiam apoiar dependendo das circunstâncias.

A hipótese de nomear um primeiro-ministro tem sido discutida nos bastidores do Palácio do Planalto. Na última terça-feira (8), o presidente Temer afirmou que tem muita simpatia pelo sistema e que pode adotar o parlamentarismo em seu governo, no último ano do mandato.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMichel TemerGoverno TemerInstituto Paraná Pesquisas

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo