23 provas que SP é uma das cidades mais vibrantes do mundo
Os números da maior cidade da América do Sul são sempre superlativos. Confira 23 deles que comprovam que, aos 459 anos, São Paulo é uma cidade vibrante
Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2013 às 13h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.
São Paulo está entre as 10 mais populosas do mundo. A região metropolitana - com muito mais gente, totalizando 19,9 milhões de habitantes - se enquadra entre as 5 maiores aglomerações urbanas do planeta.
São consumidas em São Paulo 1,05 milhão de pizzas por dia, considerando a venda em supermercados e em alguma das mais de 5 mil pizzarias da capital paulista – são 7 mil estabelecimentos comerciais na região metropolitana, segundo a Associação das Pizzarias Unidas. O número deixa a metrópole brasileira atrás apenas de Nova York.
São Paulo concentra 21 magnatas bilionários em suas ruas, ficando atrás apenas de Moscou, Nova York, Londres, Hong Kong e Istambul. E empata com Mumbai. A fortuna desses 21 homens soma 84 bilhões de dólares, segundo a Forbes. Alguns nomes são os empresários Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz .
Segundo lojistas, o número, no entanto, pode chegar a 1,5 milhão de pessoas nos dias que antecedem o natal. Uma das ruas de comércio mais conhecidas do Brasil convive com outras 59 ruas especializadas em mais de 51 segmentos na capital paulista, mostrando a força do comércio de rua.
Os últimos dados já são antigos (2009), mas pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da USP apontou na época a existência de 2,4 milhões de cachorros e 580 mil gatos em lares paulistanos. São mais de 5 mil pet shops para dar conta deste exército, segundo a SPTuris.
Quem anda pelas ruas de São Paulo sabe que não é difícil ouvir línguas estrangeiras. Algumas delas bem difíceis de distinguir. Segundo o Censo 2010 do IBGE, 93 nacionalidades têm representantes na cidade, somando 120 mil estrangeiros morando na capital paulista. Entre eles, 30 mil portugueses, 17,9 mil bolivianos e 10,3 mil japoneses. O resultado é uma diversificação cultural. E gastronômica.
Segundo o Colégio Notarial do Brasil em São Paulo, quase 14 mil pessoas se divorciaram na cidade em 2011. Em compensação, segundo a média do IBGE, mais de 62 mil pessoas se casam por ano na capital paulista. Com o grande movimento, empresários já perceberam que há mercado até para uma “festa do divórcio” na cidade.
O restaurante D.O.M, do prestigiado chef de cozinha Alex Atala, foi eleito pela revista britânica "Restaurant" como o quarto melhor restaurante do mundo no guia " World's 50 Best Restaurants ".
Ninguém se entende quanto ao número oficial de participantes das Paradas Gays da cidade - nem organizadores, nem policiais militares ou institutos de pesquisa - mas o fato é que não há muitas outras maiores no mundo que a paulistana. Embora a de 2012 tenha sido mais vazia, o evento de 2011 reuniu mais de 4 milhões de pessoas, segundo os organizadores.
Segundo o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a rede de iluminação de São Paulo é a maior do mundo, com 560 mil lâmpadas. Diariamente, 400 delas queimam.
Segundo a SPTuris, 63% dos grupos internacionais optam pela cidade para se estabelecer no Brasil. Exemplos recentes são a Amazon e o Netflix.
A Prefeitura de São Paulo recolhe diariamente cerca de 10 mil toneladas de lixo gerado nas casas da capital paulista, o equivalente a 250 baleias jubarte grandes.
Dá para conhecer um lugar diferente toda semana – e nunca ser obrigado na vida a repetir, se não quiser. Com esses números, mais uma vez, SP só perde para Nova York, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Veja mais:
52 tipos de cozinhas
250 restaurantes japoneses
3.200 padarias (que produzem 10,4 milhões de pãezinhos por dia)
2 mil deliveries
52 tipos de cozinhas
250 restaurantes japoneses
3.200 padarias (que produzem 10,4 milhões de pãezinhos por dia)
2 mil deliveries
Segundo a Aeronáutica, os aeroportos de Congonhas, Campo de Marte, Guarulhos e Campinas realizaram 887,6 mil pousos e decolagens em 2011. O de Guarulhos, cuja maioria do tráfego atende São Paulo, é o único do Brasil que recebe mais de 30 milhões de passageiros por ano.
Mesmo em um mês fraco em São Paulo, como janeiro, quem gosta de teatro pode olhar no jornal e escolher entre mais de 50 peças em cartaz. Mas não precisa ser teatro. Quem quer cinema, tem 260 salas em 55 locais espalhados por toda cidade, segundo a São Paulo Turismo.
O estado e a cidade de São Paulo concentram boa parte da migração de brasileiros dentro do território nacional. O estado de origem campeão é a Bahia: 5% da população na capital paulista hoje veio de lá.
Em São Paulo, helicópteros já se tornaram um meio de transporte à parte. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que são 692 aeronaves do tipo em todo o estado de São Paulo, com a grande maioria delas concentrada na capital. Foram 105 mil viagens em 2011, segundo a Aeronáutica. O resultado é uma frota que compete com Nova York entre as maiores do mundo. Mas uma coisa só SP tem: um centro de controle de tráfego aéreo dentro da própria cidade, só para controlar a frota de helicópteros.
São Paulo tem hoje 7,3 milhões de veículos nas ruas, entre carros, caminhões, ônibus e motocicletas, segundo o Detran. O resultado o paulistano já sabe: em seu pior momento no ano passado, chegou-se a 295 km de vias congestionadas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.
É possível que não haja um bairro em São Paulo que não tenha ao menos uma feira livre, para que seus moradores possam comprar legumes, frutas e peixes frescos, além de se deliciar com comidas típicas de feira, como o pastel. Domingo é o dia em que mais delas funcionam. O dado é da SPTuris.
Pode ainda ser pouco se comparado a cidades europeias, mas isso não impede de ser um sistema usado à exaustão na cidade, chegando a mais de 4 milhões de passageiros por dia apenas nas 3 principais linhas, desconsiderando os trens e a linha amarela do metrô.
Estudo da Excellence Mystery Shopping analisou 17 avenidas e ruas de comércio de luxo do mundo e deu à Oscar Freire, no bairro do Jardins, o nono lugar.
Mais lidas
Mais de Brasil
Lula sanciona projeto de eólicas em alto-mar com veto a 'jabutis' que encareceriam conta de luzTeto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajusteMoraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de TrumpLíder do governo Lula diz que Venezuela é ditadura e posse de Maduro é 'ilegítima'