Brasil

1,8 milhões de eleitores estão em situação irregular

Os eleitores em situação irregular correm o risco de ter o título cancelado. O cancelamento automático ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017

Justiça Eleitoral: para verificar sua situação, o cidadão pode acessar o portal do TSE, na aba Eleitor no link "Consulta por nome" (./Divulgação)

Justiça Eleitoral: para verificar sua situação, o cidadão pode acessar o portal do TSE, na aba Eleitor no link "Consulta por nome" (./Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de maio de 2017 às 21h42.

Terminou hoje (2) o prazo para o eleitor que não justificou sua ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

No último informativo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.873.865 eleitores estavam em situação irregular por ausência nas três últimas eleições.

O balanço final será divulgado nesta quarta-feira (3).

Os eleitores em situação irregular correm o risco de ter o título cancelado. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.

O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

Eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Caso tenha o título cancelado, o cidadão deverá apresentar, no cartório eleitoral, documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de quitação de multa no valor de R$ 3,51 por cada turno.

Consulta

Para verificar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o cidadão pode acessar o portal do TSE, na aba Eleitor no link "Consulta por nome".

O eleitor pode ainda encontrar a informação no site do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado ou solicitar diretamente no cartório eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaEleiçõesTSE

Mais de Brasil

A greve de ônibus acabou? Transporte volta ao normal em São Paulo nesta quarta

Não temos planos de PDV no curto prazo, diz CEO da Copasa

Câmara aprova PL da dosimetria que pode beneficiar Bolsonaro

Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso no fim do ano; veja datas