EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

SuperAgro: jovem que se tornou rainha do frango conta sua trajetória

No episódio desta quarta, dia 19, do Podcast SuperAgro, a produtora de aves Luciana Dalmagro, de 35 anos, discute as mudanças proporcionadas pela chegada de novas gerações ao agronegócio

Luciana Dalmagro: aos 35 anos, ela se tornou uma das maiores produtoras de frangos do país (Germano Lüders/Exame)

Luciana Dalmagro: aos 35 anos, ela se tornou uma das maiores produtoras de frangos do país (Germano Lüders/Exame)

CA

Carla Aranha

Publicado em 19 de maio de 2021 às 09h33.

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 35 anos, assumiu a gestão do negócio da família, uma granja no interior de São Paulo, em 2015. Desde então, a produção vem aumentando cerca de 10% ao ano, com investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Hoje, chega a mais de 3 milhões de frangos por ano, o que coloca Dalmagro como uma das maiores produtoras de aves do país. Ela atende principalmente mercados gourmet na Europa, em que a demanda por alimentos produzidos de forma sustentável é crescente.

O cenário político e econômico está em constante mudança no Brasil e no mundo. Venha aprender o que realmente importa no Exame Invest PRO

A chegada de novas gerações de produtores ao agronegócio e o engajamento de jovens como Dalmagro é o tema do terceiro episódio do podcast SuperAgro, que vai ao ar todas as quartas-feiras, trazendo os desafios, as oportunidades e os grandes personagens do agronegócio brasileiro. Dalmagro é a entrevistada desta edição do SuperAgro. Ela está de olho, assim como outros empreendedores do setor, na nova onda de crescimento da avicultura.

Este ano, a expectativa é que a exportação de aves bata um recorde. Em 2020, as vendas para o exterior somaram 4,2 milhões de toneladas, 0,4% a mais do que em 2019, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em 2021, os embarques devem ser ainda maiores. Só em abril, as exportações cresceram 15,3% em relação a março, chegando a 395,7 mil toneladas. A receita dos embarques alcançou 610 milhões de dólares, o melhor desempenho registrado nos últimos 16 meses.

"Sem investimentos em tecnologia e sustentabilidade não será possível continuar crescendo. Isso é algo que a minha geração já entendeu. Podemos até aumentar o custo com esse tipo de estratégia, mas o mais importante é conquistar o consumidor e abrir novas frentes de expansão", diz Dalmagro.

O podcast também discute as estratégias de gestão dos novos produtores e as vantagens de novas tecnologias, como sistemas de rastreabilidade e bem-estar animal. "Utilizamos dispositivos eletrônicos que medem desde a qualidade do ar na granja até  o consumo de água e ração pelos frangos", conta. 

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAMEClique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

 

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCarnes e derivadosExame-AgroPodcasts

Mais de EXAME Agro

Inadimplência do agro sobe e atinge 7,3% no primeiro trimestre de 2024, mostra Serasa Experian

Doença de Newcastle: Três casos suspeitos são descartados, diz Mapa

Brasil tem condições de se manter no topo na exportação de algodão em 24/25, diz presidente da Abapa

Doença de Newcastle: entenda os impactos da suspensão das exportações da carne de frango do Brasil

Mais na Exame