Greening: prazo para produtor entregar relatório em SP vai até 15 de julho
Atraso ou não entrega do documento pode acarretar sanções ao agricultor
Repórter de agro e macroeconomia
Publicado em 19 de junho de 2024 às 15h08.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa aos produtores de citros que o relatório sobre greening e cancro cítricodeve ser entregue até o dia 15 de julho. O documento deve ser enviado através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) e deve incluir os resultados das vistorias trimestrais realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024 em todas as plantas cítricas da propriedade.
No estado de São Paulo, a entrega do relatório é obrigatória para todos os produtores, independentemente da idade das plantas. O atraso ou a não entrega sujeita o produtor às sanções previstas em decreto estadual.
Greening e cancro cítrico
O cancro cítrico afeta todas as variedades e espécies de citros, causando lesões em folhas, frutos e ramos–em casos de alta incidência, pode provocar desfolha e queda de frutos .
O greening é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. e disseminado pelo psilídeo (Diaphorina citri), afeta todas as plantas cítricas e não tem cura. Uma vez contaminada, a planta não pode ser curada e continua a servir como fonte de inóculo para outras plantas–o greening é a doença que mais ameaça a citricultura no mundo.