EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

Plano Safra 2024/25: ministro confirma lançamento para a semana que vem; veja data

Ministro afirmou que o Plano Safra "será recorde e ainda maior" do que o disponibilizado no ano passado

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 19 de junho de 2024 às 17h09.

Última atualização em 19 de junho de 2024 às 17h56.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou nesta quarta-feira, 19, que o lançamento do Plano Safra 2024/25 acontecerá na próxima quarta-feira, 26. Em conversa com jornalistas, Fávaro afirmou que o Plano Safra "será recorde e ainda maior" do que o disponibilizado no ano passado.

LEIA MAIS: Plano Safra 2024/25: o que se sabe até agora

Segundo o ministro, a proposta que será apresentada na próxima semana está sendo ajustada em colaboração com deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e representantes do setor produtivo.

Leilão de arroz

Nesta quarta-feira, o ministro foi sabatinado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para explicar sobre os estoques públicos de arroz e a necessidade de importar o cereal.

Durante as 4 horas de sessão, Fávaro defendeu novamente a medida, citando as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul como causa do aumento de preços, o que justificaria a importação.

“Ao tentarmos comprar 100 mil toneladas diante das dificuldades de logística do Rio Grande do Sul, o valor dava para apenas 70 mil toneladas. Se não foi ataque especulativo, o que foi? O que o governo deveria fazer”, questionou o ministro.

O presidente da comissão e vice-líder da oposição, deputado Evair de Melo (PP-ES), vê indícios de corrupção e defende a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Identificamos a ponta de um novelo que o próprio governo sugere investigar. Precisamos instalar uma CPI. Parece que a Conab é uma operadora de grandes interesses obscuros", afirmou o parlamentar à EXAME.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaMinistério da Agricultura e PecuáriaPlano Safra

Mais de EXAME Agro

Inadimplência do agro sobe e atinge 7,3% no primeiro trimestre de 2024, mostra Serasa Experian

Doença de Newcastle: Três casos suspeitos são descartados, diz Mapa

Brasil tem condições de se manter no topo na exportação de algodão em 24/25, diz presidente da Abapa

Doença de Newcastle: entenda os impactos da suspensão das exportações da carne de frango do Brasil

Mais na Exame