Agências

Dólar aproveita exterior bom e cai pelo terceiro dia ante real

São Paulo - O dólar se desvalorizava frente ao real pelo terceiro dia seguido nesta quinta-feira, aproveitando a melhora do cenário internacional para aliviar a forte alta recente. Às 11h36 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8046 real para venda, em queda de 1,44 por cento , tendo chegado a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 12h33.

São Paulo - O dólar se desvalorizava frente ao real pelo terceiro dia seguido nesta quinta-feira, aproveitando a melhora do cenário internacional para aliviar a forte alta recente.

Às 11h36 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8046 real para venda, em queda de 1,44 por cento , tendo chegado a 1,8370 na máxima. Nas últimas duas sessões, a cotação já havia acumulado baixa de 3,2 por cento.

"Tudo é um retrato do que está acontecendo lá fora. Tem coisas interessantes saindo a respeito de solução para os bancos (europeus)", avaliou Jorge Lima, consultor financeiro da Previbank DTVM.

Ainda que não tenha oferecido nenhuma solução concreta, o braço executivo da União Europeia propôs uma recapitalização coordenada dos bancos da região, apaziguando temores de que os problemas de dívida da zona do euro possam contaminar o sistema financeiro e desencadear uma crise bancária. O índice europeu de ações subia mais de 1 por cento e as bolsas de Wall Street se mantinham no positivo. O dólar operava estável ante uma cesta de moedas e o índice de volatilidade VIX <.VIX> recuava mais de 1,5 por cento.

Para Lima, a recuperação do apetite por risco era mais contundente aqui por causa do tombo recente do real, que se depreciou 18 por cento em setembro. O movimento de queda do dólar seria, então, uma correção desse "overshooting" no embalo da melhora externa, disse o consultor, para quem o nível de 1,75 pode ser testado ainda neste mês.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame