São Paulo – O Arena Tech desta semana é sobre o Peugeot 2008 THP, um carro que custa a partir de 87.290 reais e tem recursos tecnológicos que ajudam o motorista a ter deslocamentos mais confortáveis no dia a dia.
O veículo tem um painel interativo que permite a conexão com o seu smartphone, seja ele Android ou iOS, e ainda ajuda o condutor a evitar multas de velocidade graças a um limitador regulável que fica ao lado do volante.
Segundo Sergio Davico, gerente geral de produto na Peugeot do Brasil, os esforços de tornar o ambiente do veículo mais tecnológico visam atender ao perfil de consumidor da marca, que está o tempo todo online.
"Você pode ter o seu celular conectado ao carro e deixar o aparelho no bolso, não precisa deixá-lo exposto. Grande parte da sua vida hoje está no celular. Ter isso no carro também é muito confortável e dinâmico", afirmou Davico, em entrevista a EXAME.com.
Testamos o veículo ao longo de uma semana e o vídeo acima mostra as principais tecnologias voltadas para o motorista.
Link My Peugeot
A Peugeot tem um aplicativo bem interessante chamado Link My Peugeot, disponível para Android e iPhone. Ele mostra o nível de combustível e a quilometragem do carro.
Com isso você pode ver o consumo de combustível por semana e se sente estimulado a dirigir de maneira mais econômica.
Easy My Peugeot
A Peugeot tem outro aplicativo que funciona como um manual veicular inteligente. Ele se chama Easy My Peugeot e usa a realidade aumentada para informar ao motorista o que cada componente faz
Isso é ótimo para quem acabou de comprar o veículo. O app tem versões para Android e iPhone.
Painel Multimídia
O painel de entretenimento da Peugeot oferece uma tela sensível ao toque para que você possa interagir com o seu smartphone, que precisa ser pareado via Bluetooh. Dá para fazer ligações ou ouvir músicas do celular com tranquilidade
Esse painel vem com um sistema de mapas integrado. Porém, as atualizações dele precisar ser baixadas no site da Peugeot e transferidas via pen-drive ao carro – o que não é muito prático.
Em nossos testes, o software instalado no painel interativo estava com os limites de velocidade de diversas vias errado, cerca de 10 km acima do limite. Isso provavelmente pode ser resolvido por meio da atualização do sistema veicular. Os mapas são fornecidos pela Here Maps e têm atualizações semestrais.
CarPlay
Com o CarPlay, você pode conectar o iPhone ao 2008 THP para usar mais recursos do sistema enquanto dirige. Você pode até mesmo usar a assistente pessoal Siri
Limitador de velocidade
O carro tem um limitador de velocidade, o que é ótimo para evitar multas. Você pode ajustar a velocidade máxima em um controle ao lado do volante a qualquer momento.
Com esse recurso ativo, você pode acelerar que o carro não vai ultrapassar o limite. Só é preciso ficar atento em descidas. Em declives, o carro passa do valor estabelecido e o mostrador do painel começa a piscar para alertar o motorista.
As montadoras estão em busca de criar carros autônomos, que tiram grande parte da responsabilidade de condução do ser humano. Com isso, acidentes e engarrafamentos devem se tornar eventos raros.
A Ford concentra seus esforços hoje no Fusion, que já foi testado no Arena Tech, enquanto a Peugeot aposta no 2008 THP. Segundo a montadora francesa, no ano que vem, o veículo chamado 3008 virá com ainda mais recursos de condução semi-autônoma, como um sistema adaptável que mantém a velocidade constante do veículo em estradas e se ajusta automaticamente quando identifica obstáculos ou redução de velocidade do trânsito à frente.