Exame Logo

YouTube assina acordo com gravadoras independentes

YouTube fechou acordo com gravadoras independentes para que se somem a um serviço de assinatura, que compete com o Spotify

YouTube: acordo foi alcançado com a agência Merlin (Rego Korosi)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 09h24.

Londres - O YouTube fechou acordo com um grupo de gravadoras independentes para que se somem a um serviço de assinatura que compete com o Spotify , informou o jornal britânico Financial Times.

O acordo foi alcançado com a agência Merlin depois de meses de negociações, segundo fontes ligadas ao negócio.

Procurada pela AFP, a Merlin não quis comentar a informação.

Os selos fonográficos que representam 95% da indústria da música já assinaram o acordo, mas a Merlin, que representa mais de 20.000 companhias de 39 países, ainda não havia feito isso.

O YouTube ameaçou bloquear os vídeos de artistas como Adele e Arctic Monkeys em sua página gratuita se seus acervos não fossem incluídos no acordo para a criação do serviço de assinatura.

O YouTube tem aproximadamente a visita de um bilhão de usuários por mês.

São Paulo: Katy Perry e Shakira esbanjam popularidade no Youtube . Prova disso é o ranking dos videoclipes mais vistos por lá neste ano, publicado pelo site da revista americana Entertainment Weekly. "Dark Horse", de Katy Perry, no primeiro lugar, obteve 486 milhões de visualizações, até o fechamento da lista, que levou em conta os acessos no primeiro semestre. A cantora colombiana ficou com o segundo e o terceiro lugar. "Can't Remember to Forget You teve 355 milhões de views e "La La La - Brazil 2014", 254 milhões. Veja o ranking completo e o número mais atualizado de views
  • 2. 1. "Dark Horse"

    2 /12

  • Veja também

    Publicado no YouTube em fevereiro de 2014, "Dark Horse" teve no primeiro semestre mais de 488 milhões de visualizações.
  • 3. 2. "Cant Remember to Forget You"

    3 /12

  • A dupla Shakira e Rihanna rendeu (muita) audiência. "Can't Remember to Forget You" entrou no Youtube em janeiro e já teve mais de 356 milhões de visualizações.
  • 4. 3. "La La La"

    4 /12

    "La La La" já  conta com mais de 256 milhões de views no YouTube, desde maio, quando a música, que tem a participação do brasileiro Carlinhos Brown, foi publicada.
  • 5. 4. "We Are One (Ole Ola)"

    5 /12

    A canção oficial da Copa do Mundo de 2014, resultado da parceria de Pitbull, Jennifer Lopez & Claudia Leitte, ficou em quarto lugar.  Desde maio,"We Are One (Ole Ola)"conta com mais de 213 milhões de visualizações.
  • 6. 5. "Bailando"

    6 /12

    O clipe de Enrique Iglesias, publicado em abril, ficou no quinto lugar no ranking que foi fechado com as visualizações do primeiro semestre. Mas já tem mais de 219 milhões, atualmente. O número é maior do que as visualizações da música oficial da Copa do Mundo de 2014.
  • 7. 6." #SELFIE"

    7 /12

    Sexto da lista, o clipe da música "#SELFIE" já possui mais de 184 milhões de visualizações. Foi publicado em janeiro e é sucesso do duo americano de música eletrônica The Chainsmokers.
  • 8. 7. "Fancy"

    8 /12

    Publicado em março no YouTube, o clipe de "Fancy", da rapper Iggy Azalea, possui mais de 171 milhões de views.
  • 9. 8."Let It Go"

    9 /12

    A versão do videoclipe de "Let It Go", do desenho animado Frozen foi publicada  no Youtube pela Disney britânica em janeiro. Até agora, são mais de 134 milhões de visualizações. Ganhou o Oscar de melhor canção original, neste ano.
  • 10. 9."Wiggle"

    10 /12

    "Wiggle", dos rappersJason Derulo e Snoop Dogg, virou um hit deste a sua publicação, em maio, no Youtube. Até agora são 147 milhões de visualizações.
  • 11. 10. "El Perdedor"

    11 /12

    Publicado em janeiro, o clipe de Enrique Inglesias, em parceria com Marco Antonio Solís, possui mais de 128 milhões de visualizações, até o momento e fecha o ranking dos mais vistos no primeiro semestre.
  • 12. Veja, agora, as séries americanas canceladas para a temporada 2014-2015

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleIndústria da músicaMúsicaSpotifyYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame