Tecnologia

Windows 7 foi a versão mais atingida por ataque hacker

Ao contrário do esperado, o Windows XP teve pouca representatividade nos dados da Kaspersky

Windows XP: a versão é uma das que não recebe atualizações com frequência (Justin Sullivan/Getty Images)

Windows XP: a versão é uma das que não recebe atualizações com frequência (Justin Sullivan/Getty Images)

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 19 de maio de 2017 às 12h52.

Última atualização em 19 de maio de 2017 às 14h17.

São Paulo – O ataque hacker de escala global que aconteceu na semana passada afetou alguns computadores mais do que outros -- especialmente os mais antigos. Um infográfico feito pela empresa russa de segurança cibernética Kaspersky revelou que o Windows 7 foi a versão mais atingida, em especial o Windows 7 x64.

O infográfico foi publicado por Costin Raiu, diretor da equipe global de pesquisa e análise do Kaspersky Lab, em sua conta no Twitter. O gráfico mostra 11 versões do Windows, desde a 7 até a 10 edição x64, e quanto cada uma foi afetada pelo WannaCry.

De longe, Windows 7 edição x64 foi a que mais sofreu com o malware – 60% dos computadores hackeados tinham a versão. Em segundo lugar aparece Windows 7, com pouco mais de 31% dos PCs afetados. Quem está na terceira colocação é o Windows Home 7 edição x64, sendo que logo atrás aparece a versão 7 Home.

https://twitter.com/craiu/status/865562842149392384

Em sua publicação, Raiu comenta que “a contagem do Windows XP é insignificante” e, por isso, não foi colocada no gráfico. Essa informação é um pouco surpreendente, já que se esperava que o XP fosse uma das versões mais atingidas pelo ataque cibernético.

Para quem não sabe, o WannaCry conseguiu acesso a computadores de todo o mundo ao explorar uma vulnerabilidade do Windows. Essa fraqueza do sistema já havia sido corrigida pela Microsoft em uma atualização disponibilizada no início deste ano.

Porém, além de muitos usuários não terem atualizado seus PCs, a empresa também havia liberado a atualização para apenas algumas edições do sistema. Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003 são algumas que não recebem mais atualizações.

Apesar de antigo (seu lançamento foi em 2001), o Windows XP é o terceiro sistema operacional mais usado em computadores e notebooks ao redor do mundo, segundo o site Net Applications. O site Business Insider chegou a calcular que existam 140 milhões de PCs rodando o Windows XP em todo o planeta.

Acompanhe tudo sobre:AntivírusMalwareseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA