Tecnologia

Windows 10 foi de 14 para 67 milhões de dispositivos em 24h

A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders já no dia 28 deste mês e só depois partindo para os usuários, no dia marcado para o lançamento


	A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders e só depois partindo para usuários
 (Reprodução)

A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders e só depois partindo para usuários (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2015 às 15h42.

A Microsoft divulgou na noite da última quinta-feira que mais de 14 milhões de dispositivos já estavam com o Windows 10 instalado. Mas o número pode ter quase quintuplicado em menos 24 horas: segundo uma fonte ouvida pelo site Windows Central, o número de downloads do sistema operacional chegou aos 67 milhões ainda na manhã desta sexta-feira.

O número ainda não é oficial, mas mostraria por que a Microsoft fez bem em se preocupar tanto com a questão da distribuição da atualização.

Conforme explicou o blog Internet Phenomena, a empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders já no dia 28 deste mês e só depois partindo para os usuários, no dia marcado para o lançamento. Dessa forma, a internet não correu riscos de ser quebrada, e os downloads do Windows 10 representaram entre 6% e 8% do tráfego na web em seu pico.

Mas o que explica esse salto repentino? Afinal, 53 milhões de dispositivos não é um número baixo, nem de longe. A reportagem do Windows Central tem uma hipótese: segundo o texto, a Microsoft pode ter ganhado confiança depois da primeira contagem, e com isso talvez tenha aumentado a velocidade com que liberou os updates.

Ainda assim, é um número espantoso. Uma conta rápida: considerando que o resultado inicial de 14 milhões foi compartilhado por volta das 21h ou 22h da quinta-feira, foram precisos cerca de 5,7 milhões de downloads por hora para que o total chegasse nos 67 milhões às 8h da manhã do dia seguinte.

Um bom ritmo, especialmente se levarmos em conta que a base instalada de computadores com Windows 7 e 8.1 é de pouco mais de 1 bilhão – justamente o número de dispositivos que a Microsoft espera atingir com Windows 10 em dois ou três anos.

INFO entrou em contato com a assessoria da Microsoft no Brasil, e atualizaremos a nota quando tivermos uma confirmação do número.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança