São Paulo – Em outubro de 2012, a Microsoft lançava o sistema operacional Windows 8. Ele foi marcado por uma tentativa de aproximar a experiência de uso de um computador à de gadgets com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets.
O resultado não foi dos melhores. A interface não foi bem recebida pelos usuários, que sentiram falta do botão iniciar, marca do sistema operacional da Microsoft.
Depois de meses de espera, hoje chega a tentativa de redenção da empresa: o Windows 10.
Uma das grandes novidades é que ele será distribuído de graça para quem já tem Windows 7 e Windows 8 – a distribuição vale até 29 de julho de 2016.
Mas quando você irá receber a sua cópia do Windows 10? De acordo com a Microsoft, isso será realizado ao longo do dia. Os downloads começarão na parte da manhã.
Essa ideia de disponibilizar a atualização sem custos se explica por uma ambição da Microsoft: atingir um bilhão de usuários com o Windows 10. A empresa bateu nessa tecla recentemente. A expectativa é que somando usuários de smartphones, desktops, notebooks e tablets, se chegue a um bilhão até 2018.
Para isso, a Microsoft fez mudanças no sistema. O botão iniciar voltou, uma ferramenta de buscas foi criada e os desktops múltiplos chegaram. Nós recomendamos que você veja essa matéria para lembrar de outras novidades.
Uma das grandes sacadas da empresa foi criar um sistema único. Pouco importa se o usuário está em um smartphone com tela pequena ou em uma tela sensível ao toque com uma centena de polegadas. O Windows 10 será apenas um.
As implicações são interessantes. Desenvolvedores poderão fazer apps com mais facilidade e eles servirão para diversos dispositivos diferentes.
Haverá também uma maior integração entre diversas plataformas. Quer jogar games do Xbox One no computador? Será possível. Ou prefere usar o Xbox como computador, com mouse e teclado? Também será possível.
Outro ponto interessante será o comando de voz. A assistente virtual Cortana será parte do Windows 10 e poderá cumprir tarefas sem que seja preciso tocar no notebook ou no smartphone. Para melhorar, ela deve começar a falar português ainda neste ano.
A partir de hoje, sob olhares atentos da empresa, usuários de todo o mundo começarão a usar o Windows 10. Se espera que ele seja um sistema rápido e estável. E que, acima de tudo, seja um sucesso maior do que o Windows 8 foi.
-
1. Um híbrido do Windows 7 e do 8.1
zoom_out_map
1/12 (Reprodução/YouTube)
São Paulo – Daqui menos de um mês, mais precisamente no dia 29 de julho, o
Windows 10 será liberado para uso no mundo todo. A
Microsoft revelou o novo sistema operacional no ano passado, em sua conferência para desenvolvedores, a Microsoft Build. A EXAME.com participou de uma demonstração, na sede da Microsoft Brasil, sobre as principais funções do Windows 10. Veja a seguir o que você vale a pena saber sobre o novo sistema operacional da Microsoft.
-
2. Atualização de graça
zoom_out_map
2/12 (Divulgação/Microsoft)
Se você já é um usuário do Windows 7, 8 ou 8.1, você não precisa se preocupar com o preço da atualização. De acordo com o diretor do Windows no Brasil, Gustavo Lang, o novo sistema operacional da Microsoft estará disponível gratuitamente para os clientes que já utilizam o Windows.
No entanto, a atualização deve ser feita em até um ano. Após esse período, o Windows 10 poderá ser comprado em lojas especializadas. O preço do pacote do sistema no Brasil ainda não foi revelado pela empresa. Segundo Lang, o usuário também poderá fazer um teste de um mês com o novo sistema. Caso não se adapte, ele terá a possibilidade de retornar para as versões anteriores do Windows.
-
3. Será sempre gratuito
zoom_out_map
3/12 (miroslavmisiura/Thinkstock)
Como dito anteriormente, o Windows 10 será oferecido gratuitamente para todos os usuários que possuem as versões anteriores da plataforma. Devido a um erro de comunicação da Microsoft, os usuários começaram a suspeitar de que, após um ano de uso, o sistema se tornaria pago. No dia do lançamento do Windows 10, a empresa não explicou claramente se o serviço seria sempre de graça Contudo, segundo Gustavo Lang, isso é lenda. “O usuário que fez a atualização terá o Windows 10 de graça mesmo após o fim do período de um ano”, disse Lang.
-
4. Sem atualização para Windows pirata
zoom_out_map
4/12 (Getty Images)
No começo desse ano surgiu o rumor de que a
Microsoft iria liberar a atualização do Windows 10 para os usuários de versões piratas. Segundo site
The Verge, a empresa iria disponibilizar a versão de graça para as pessoas que usavam o Windows pirata. As cópias seriam consideradas não oficiais. Isso obrigaria que os usuários pagassem para ter uma versão genuína do sistema operacional. No entanto, Gustavo Lang confirmou que a Microsoft não irá oferecer a atualização para pessoas que não possuem o Windows original. Assim, se você usa o Windows pirata e receber um aviso de atualização, esse lembrete não será da Microsoft.
-
5. O menu iniciar está de volta
zoom_out_map
5/12 (Reprodução/EXAME.com)
Umas das atualizações mais controversas do Windows 8 foi a substituição do menu iniciar por um tela com blocos, que representavam
aplicativos. Com o Windows 10, o menu iniciar volta em um novo formato. Ao clicar no ícone da Microsoft, que se encontra no canto inferior esquerdo da tela, o usuário verá uma lista com programas e blocos de apps. Assim, o menu iniciar do Windows 10 é um híbrido do menu iniciar do Windows 7 com os blocos de aplicativos do Windows 8.1.
-
6. Atualização para smartphones no final do ano
zoom_out_map
6/12 (Nicola since 1972 / Flickr)
A nova versão do sistema operacional da Microsoft estará disponível para o Windows Phone apenas no final deste ano, segundo Fabio Gaspar, gerente de produto do Windows no Brasil. Uma das novidades reveladas por Gustavo Lang é o uso de apenas uma loja de aplicativos para todas as plataformas, sejam elas mobile ou desktop. “Assim, tudo fica concentrado em apenas um local, facilitando a vida do usuário e do desenvolvedor”, disse Lang.
-
7. Você deve fazer um backup
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
De acordo com Lang, o software do Windows 10 foi preparado para manter intactos programas e documentos das versões anteriores. “O usuário ainda pode baixar todos os seus arquivos no OneDrive, nosso sistema na nuvem, para sentir-se mais seguro”, completou Lang. Naturalmente, o conselho de Lang só pode ser seguido se o usuário tiver muito espaço em seu OneDrive. O sistema na nuvem da Microsoft
oferece gratuitamente 15 GB de armazenamento online. É preciso pagar uma quantia mensal para ter mais espaço. Contudo, nós recomendamos que você faça o backup de todas as informações que você guarda no seu computador em um HD externo. Afinal, você não quer perder todas as fotos de suas viagens ou os documentos do seu trabalho, certo?
-
8. Novidades da Cortana
zoom_out_map
8/12 (Reprodução/EXAME.com)
Já disponível para os usuários de
smartphones e
tablets, a Cortana estará acessível para uso em desktops com a atualização do Windows. Ela ficará localizada na barra de buscas do menu iniciar. Uma de suas funções é pesquisar arquivos dentro do computador e na internet. Outra novidade interessante é a possibilidade de envio de e-mails usando um comando de voz. O usuário precisa falar os nomes dos destinatários, o título e, imediatamente, falar o texto que quer adicionar na mensagem. Porém, vale ressaltar, que as atualizações referentes à Cortana não serão liberadas para usuários da língua portuguesa quando o Windows 10 for liberado para download. Fontes extra-oficiais revelaram que a assistente pessoal do Windows será oferecida em português ainda no primeiro semestre de 2016.
-
9. Você não precisa de uma conta Microsoft
zoom_out_map
9/12 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)
Segundo Gustavo Lang, quem ainda não é usuário do sistema poderá instalar o Windows 10 sem uma conta Microsoft. No entanto, ter uma conta facilita a vida da pessoa que utiliza o Windows. Você pode sincronizar todos os seus dispositivos com apenas um login e acessar todos seus documentos no OneDrive em qualquer aparelho.
-
10. Reconhecimento de face
zoom_out_map
10/12 (Reprodução)
Entrar no sistema do Windows ficará mais fácil. A biometria a partir da leitura de impressões digitais não é nova e já é utilizada por muitas empresas. Porém, o reconhecimento facial ainda é uma novidade no mercado e a Microsoft quer fazer parte desse nicho. A empresa irá oferecer o reconhecimento de face para o usuário acessar o Windows 10. Basta o computador ter uma câmera frontal para o serviço funcionar.
-
11. Você pode reservar uma cópia do Windows 10
zoom_out_map
11/12 (Reprodução)
Se você já possui uma versão anterior do Windows e quer ser o primeiro a atualizar o sistema, você pode reservar uma cópia do Windows 10.
Caso você ainda não tenha recebido um aviso com a proposta em seu computador, você pode reservar sua atualização no aplicativo “Get Windows 10”. Você só precisa clicar no ícone do Windows no seu PC, que está localizado no cantor inferior direito, e depois clicar na frase “Reserve sua atualização gratuita”.
Insira seu e-mail se quiser confirmar sua reserva e, pronto, o Windows 10 será baixado quando estiver liberado.
-
12. Veja quais foram as novidades apresentadas pela Apple na WWDC 2015
zoom_out_map
12/12 (Divulgação/Apple)