Jimmy Wales: a "Wikipedia não tem a verdade absoluta, é só uma ponte para chegar a outras fontes" (Wikimedia Commons/Joi Ito)
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2015 às 17h00.
Cidade do México - A Wikipedia "é o lugar para encontrar as perguntas, não as respostas", afirmou Jimmy Wales, cofundador da enciclopédia digital colaborativa, lançada há quase 15 anos, e um dos sites mais consultados no mundo todo.
"Os wikipedianos batalham porque talvez haja informação contraditória na rede, mas geralmente encontram uma história interessante, e então podem comparar a informação, e a Wikipedia pode ser uma ferramenta", disse Wales à Agência Efe durante sua participação na conferência Wikimania 2015.
De acordo com Wales, a "Wikipedia não tem a verdade absoluta, é só uma ponte para chegar a outras fontes".
A Wikimania, que termina neste domingo na Cidade do México, reuniu 850 participantes de todo o mundo que fazem parte do "projeto Wikipedia, mas também do mais amplo Movimento do Conhecimento Livre, e a ideia é que todos tenham acesso livre ao conhecimento".
Durante a inauguração da conferência anual da Wikipedia, na quarta-feira, foi anunciado um convênio entre a enciclopédia digital e o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta) do México.
Wales explicou à Efe que o convênio estabelece "uma sociedade para trabalhar com o Conselho, com vários museus e outras instituições culturais, que proporcionarão imagens e texto a Wikipedia para nos ajudar a melhorar nossa cobertura da cultura e da história mexicana".
Wales também assistiu a assinatura de um convênio de parceria com o governo da Cidade do México para pôr ao alcance dos turistas de todo o mundo a oferta turística da capital mexicana, gratuitamente, através da plataforma digital.
Os artigos sobre a capital mexicana gerados por wikipedistas incluirão como referência o link cdmxtravel.com, que oferece informação sobre hotéis, museus, passeios noturnos, restaurantes e bares, feiras e parques, transporte terrestre, festas e tradições populares, entre outros serviços.
Em relação à forma como a enciclopédia se mantém, Wales disse que a cada ano realizam uma campanha de arrecadação de fundos.
"A vasta maioria do dinheiro vem dos pequenos doadores. Este modelo funciona para nós. Não é fácil obter o dinheiro que precisamos, mas confiamos que continuaremos porque as pessoas amam a Wikipedia e nos apoiam", declarou.
Ele disse estar "muito emocionado" com a possibilidade de melhorar o serviço móvel da Wikipedia.
"Vemos um crescente tráfego de pessoas em telefones celulares lendo a Wikipedia. Estamos trabalhando em formas para que as pessoas com móveis possam contribuir da melhor forma com a Wikipedia", explicou.
Finalmente, expôs que a principal tarefa da enciclopédia na atualidade é "encorajar a diversidade de nossa base de contribuintes".
Wikipedia contém mais de 37 milhões de artigos em 287 idiomas que foram redigidos conjuntamente por voluntários de todo o mundo, o que a transforma na maior e mais popular obra de consulta de conhecimento geral no ciberespaço.
"Queremos mais pessoas editando, em particular mais mulheres editando. Sempre queremos fazer o convite ao público para se tornarem contribuintes e fazerem algo grande para o mundo", especificou.