Tecnologia

Warner Bros. processa startup de IA por criar imagens de personagens sem autorização

A empresa busca indenização e suspensão de conteúdos gerados por inteligência artificial que reproduzem personagens protegidos por direitos autorais

Warner Bros: empresa divulgou os lançamentos para o próximo ano  (Xaume Olleros/Bloomberg)

Warner Bros: empresa divulgou os lançamentos para o próximo ano (Xaume Olleros/Bloomberg)

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 19h12.

A Warner Bros. entrou com uma ação judicial contra a startup de inteligência artificial Midjourney, alegando violação de direitos autorais. O processo aponta que a empresa permite que usuários criem imagens e vídeos de personagens como Superman, Batman e Pernalonga sem autorização.

Segundo a denúncia, a Midjourney teria aplicado restrições para impedir a geração de conteúdo baseado em imagens protegidas, mas essas proteções foram recentemente removidas, segundo informações do TechCrunch.

“A Midjourney tomou uma decisão calculada e direcionada para não oferecer proteção alguma aos detentores de direitos autorais, embora a empresa saiba da extensão impressionante de sua pirataria e violação de direitos autorais”, afirma o documento judicial.

A ação busca indenização ainda não especificada, a devolução de lucros obtidos com o suposto uso indevido e a interrupção de futuras violações.

Contexto do setor

O processo da Warner Bros. segue um caso semelhante movido em junho pela Walt Disney e pela Universal contra a Midjourney. Na ocasião, os estúdios alegaram violação de direitos autorais envolvendo personagens como Darth Vader, Bart Simpson e Shrek.

A Midjourney defendeu-se alegando que o uso dessas obras para treinar modelos de IA generativa seria protegido pela doutrina de “uso justo” da lei de direitos autorais dos Estados Unidos. Até o momento, a startup não se pronunciou sobre o novo processo.

Acompanhe tudo sobre:WarnerInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs