Tecnologia

Vivitek Q2-W

Avaliação do editor Airton Lopes / Com este projetor portátil de 495 gramas e alta definição posicionado a 2,8 metros da parede deu para assistir filmes em 82 polegadas numa boa. Os menus bonitos e amigáveis facilitam a execução de arquivos do Office e de mídia armazenados em pen drive e cartão microSD. Alguns detalhes incomodam. […]

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 22h09.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Com este projetor portátil de 495 gramas e alta definição posicionado a 2,8 metros da parede deu para assistir filmes em 82 polegadas numa boa. Os menus bonitos e amigáveis facilitam a execução de arquivos do Office e de mídia armazenados em pen drive e cartão microSD. Alguns detalhes incomodam. Para transferir arquivos do PC é preciso um cabo USB com conectores tipo A nas duas pontas, algo pouco comum. A reprodução de vídeos em arquivos acima de 1,5 GB foi problemática.

Avaliação do editor Cauã Taborda

Com um corpo bastante compacto, o Qumi Q2-W é um projetor ideal para quem está sempre em movimento. Medindo 15,7 por 3,34 por 10,27 centímetros, ele traz conexões miniHDMI, múltipla (com adaptador D-Sub), P2 AV, USB e leitor para cartões microSD. Além de ser compacto, o Q2-W tem uma lâmpada de 300 lúmens capaz de gerar imagem de até 82 polegadas, como mencionado acima.

Compatível com arquivos Microsoft Office, esse gadget pode cuidar de reuniões e palestras sem muito esforço. Os comandos são feitos por um pequeno controle remoto infravermelho, ou mesmo pelos botões na carcaça do aparelho. Para fazer uma apresentação o controle traz um ponto inconveniente. O sensor infravermelho foi instalado na parte traseira do Q2-W, obrigando o palestrante a ficar do lado oposto da projeção se quiser controlar a apresentação pelo remoto.

Além de oferecer uma luminosidade razoável, são 100 lúmens a mais que o JoyBee GP2, o mini projetor da Vivitek não precisa aquecer. Ao apertar o botão de ligar ele está pronto para o uso. Apesar de ser uma característica comum para os projetores pequenos, a velocidade do Q2-W é um ponto interessante. O ajuste de foco, feito por um anel giratório lateral, é bastante simples de lidar. A projeção varia de 30 a 90 polegadas em distâncias de 1 a 3 metros. O cenário ideal encontrado pelo INFOlab ficou a 2 metros, aproximadamente. A resolução de 1.600 por 1.200 pixels faz do Q2-W uma boa opção para as noites de filmes em casa.

Um ponto que reforça o uso doméstico desse projetor é sua capacidade de lidar com vários formatos de arquivo de vídeo, a maioria em 1.080p e com exibição de legendas em arquivos SRT . As legendas tem bom tamanho e são exibidas na cor branca.

Durante os testes foram executados arquivos XviD, MKV, MPEG-4, DivX e FLV. Por não ter armazenamento interno ou mesmo Wi-Fi, os arquivos devem ser inseridos por um pen drive ou cartão microSD.

Durante a reprodução de arquivos via USB (usando um pen drive), o modo de entrada foi detectado automaticamente. O menu principal conta com 5 itens, sendo eles: Filmes, Fotos, Músicas, Office Viewer e configurações (nele é possível verificar todas as informações do sistema, como memória disponível, definir o padrão de reprodução, como shuffle, repetir um ou todos os vídeos, ativar modo de storage USB e upgrade do sistema).

Na exibição de filmes ou mesmo de uma apresentação, é aconselhável utilizar outra fonte de áudio pela saída P2. O alto-falante mono embutido do Q2-W tem só 1 W. Para um ambiente silencioso, o resultado não decepciona, mas para exibir um filme inteiro o som é incômodo.

Ficha técnica

TecnologiaDLP LED
Luminosidade300 lúmens
Resolução1.280 x 800 pixels
Contraste 2 500:1
ConexõesminiHDMi, múltipla (vem com adaptador D-Sub), P2 AV, USB, cartão microSD
Peso495 g

Avaliação técnica

PrósPortátil; boa qualidade de imagem; compatibilidade com vários formatos de vídeo
ContrasAlto-falante ruim; sem memória interna; sem bateria
ConclusãoProjetor para uso doméstico e em pequenos escritórios'
Imagem8,5
Conexões8,3
Operação8,0
Design8,5
Média7.9
PreçoR$ 2499
Acompanhe tudo sobre:Projetores

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia