Tecnologia

Vírus invade banco de dados SQL Server

SÃO PAULO O vírus JS/SQLSpider-B, , também conhecido como Digispid.B.Worm, SQLSnake e MS SQL Worm, infecta servidores que rodam o banco de dados SQL Server 7.0, roubando senhas e dados. Segundo os especialistas, o vírus só invade instalações em que a senha do administrador do SQL Server é sa exatamente a chave-padrão que vem com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

SÃO PAULO O vírus JS/SQLSpider-B, , também conhecido como Digispid.B.Worm, SQLSnake e MS SQL Worm, infecta servidores que rodam o banco de dados SQL Server 7.0, roubando senhas e dados. Segundo os especialistas, o vírus só invade instalações em que a senha do administrador do SQL Server é sa exatamente a chave-padrão que vem com o software.

Ao infectar o servidor, o vírus cria nove arquivos na pasta System32 do Windows (Sqlexe.js, Clemail.exe, Sqlprocess.js, Sqlinstall.js, Sqlinstall.bat, Sqldir.js, Run.js, Timer.dll, Samdump.dll e Pwdump2.exe) e um arquivo, Services.exe, na subpasta Drivers, dentro de System32.

Outro sinal da presença do invasor é uma excessiva movimentação na porta 1433, de dentro para fora do sistema. Por essa porta o responsável pelo vírus extrai informações armazenadas no banco de dados.

Para que o SQLSpider-B invada o sistema, também é necessário que o SQL Server esteja rodando com acesso administrativo. O padrão, nesse caso, é o banco de dados trabalhar num contexto de segurança de um usuário comum, sem direitos de administrador.

Por causa das condições de entrada do vírus senha-padrão e contexto inseguro , a Symantec conclui, com boa lógica, que o SQLSpider-B tem poucas chances de se espalhar. No entanto, talvez a empresa esteja enganada nesse ponto.

O SANS, instituto americano de segurança, informou esta semana que milhares de servidores haviam sido contaminados. Infelizmente, ainda é alta a desatenção com que os gerentes de sistemas tratam sistemas que devem ser protegidos. O SQL Spider-B ataca apenas o SQL Server 7.0. A versão 2000 passa incólume, apenas por um detalhe: ela força que o administrador mude a senha-padrão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025