O Viber, que já estava disponível para diversos smartphones, ganhou versões para Windows e Mac (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 7 de maio de 2013 às 17h38.
São Paulo — Parece que os criadores do Viber, o popular app para comunicação gratuita por voz, resolveram competir seriamente com o Skype. O Viber ganhou, hoje, um recurso de mensagens com vídeo em smartphones. Além disso, seus autores liberaram versões para PC e Mac com função de bate-papo com vídeo.
O Viber já estava disponível em todas as principais plataformas móveis – iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia. O registro no Viber é feito pelo número do celular da pessoa, que serve para identificá-la. Não há um nome de usuário como acontece no Skype.
O app importa os contatos cadastrados no smartphone. O usuário pode, então, falar com eles, enviar mensagens de texto e compartilhar fotos em qualquer lugar do mundo onde haja conexão 3G ou Wi-Fi.
O recurso de bate-papo com vídeo é, por enquanto, exclusivo das versões para Windows e Mac. Mas pode-se supor que, no futuro, ele será estendido também aos smartphones e tablets.
Nesses dispositivos móveis, a principal novidade são as videomensagens. O usuário grava um videozinho para ser enviado ao destinatário e dá seu recado nele. A pessoa que recebe pode vê-lo no Viber.
No Android, o app – que tinha aspecto parecido com o da versão para iPhone – foi redesenhado para se adequar melhor ao sistema do Google. O Viber é gratuito e a empresa diz que o serviço básico de chamadas vai continuar sendo grátis.
Mas, se a ligação for feita via 3G, dependendo do contrato que o usuário tiver, ele pode ter de pagar a tarifa de dados da operadora. A empresa responsável pelo Viber diz que já tem 200 milhões de usuários cadastrados, sendo que metade deles usa o serviço pelo menos uma vez por mês.
O Viber 3.0 já está disponível para iOS, Android e outras plataformas. Este vídeo (em inglês) mostra a versão para computadores em ação: