Exame Logo

Venezuela diz que concederá asilo a Edward Snowden

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que decidiu conceder 'asilo humanitário' ao ex-técnico da CIA Edward Snowden para...

maduro
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que decidiu conceder "asilo humanitário" ao ex-técnico da CIA Edward Snowden para "protegê-lo da perseguição" promovida contra ele por parte dos Estados Unidos.

"Decidi oferecer asilo humanitário ao jovem americano Edward Snowden para que na pátria de (Simón) Bolívar e de (Hugo) Chávez possa vir a viver", disse Maduro em discurso no dia em que é lembrado o 202º aniversário da independência da Venezuela.

Veja também

Snowden vinha encontrando grandes dificuldades para obter asilo fora dos Estados Unidos. O ex-funcionário da CIA, acusado de vazar segredos do governo americano e revelar ao mundo a existência de uma agência de espionagem dentro dos Estados Unidos, chegou a solicitar asilo a mais de dez países, inclusive ao Brasil, obtendo várias respostas negativas.

Agora, a Venezuela, que não possui boas relações com os Estados Unidos, desde a ascenção do bolivarianismo no país declarou que aceitará asilar Snowden.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenINFO

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame