Vendas de videogames caem em 2010, mas devem avançar em 2011
Levantamento mostra que setor movimentou U$ 18,6 bilhões em 2010; jogos na internet e em dispositivos portáteis devem ajudar recuperação este ano
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 12h15.
Seattle - As vendas de videogames caíram em 2010 mas devem se recuperar este ano conforme mais usuários adotam os novos dispositivos de controle de jogos e partidas online, afirma a empresa de pesquisa NPD Group.
Apesar da forte alta nas vendas de acessórios, impulsionadas pelo Kinect da Microsoft e pelo Move da Sony, o gasto total com videogames e equipamentos caiu 6 por cento, para 18,6 bilhões de dólares no ano passado.
Uma recuperação, contudo, é esperada para este ano, conforme mais pessoas ganham acesso a jogos pela Internet por meio de sites como Facebook e jogos em dispositivos portáveis.
"O aumento no número de formas de compra de conteúdo permitiu que a indústria mantivesse o gasto total do consumidor em conteúdo em relação a 2009", afirmou a analista Anita Frazier, da NPD. "Devemos esperar 2011 como um ano de crescimento conforme a demanda dos consumidores continua a evoluir."
A Microsoft registrou o melhor mês de vendas do Xbox em dezembro, comercializando 1,9 milhão de unidades do console. Mas a empresa perdeu a liderança para a Nintendo no mês passado. O PlayStation da Sony ficou em terceiro lugar.