Tecnologia

Vendas de PCs caem 8,6% no terceiro quadrimestre de 2013

Queda nos pedidos de PCs foi registrada em um período teoricamente fértil de vendas; número é o menor no terceiro quadrimestre desde 2008

computadores (Extra Ketchup / Flickr)

computadores (Extra Ketchup / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 12h15.

São Paulo – A indústria de computadores pessoais está em queda há alguns bons meses, e a situação não parece dar sinais de melhora. A consultoria Gartner registrou nesta semana mais uma baixa nas vendas de PCs no mundo – 80,3 milhões deles foram entregues no terceiro quadrimestre de 2013, contra 87,8 mi do mesmo período do ano passado.

O número de vendas ainda é relativamente grande, mas a variação negativa de 8,6% aconteceu em uma fase teoricamente “fértil”. É no terceiro quadrimestre que escolas e alunos nos Estados Unidos costumam adquirir novos equipamentos, e a queda nos pedidos de computadores mostra que nem mesmo a “volta às aulas” está conseguindo ajudar o mercado – tanto que o resultado dos meses analisados é o pior registrado no período desde 2008.

É importante ressaltar que, para a Gartner, PCs são os computadores que têm um teclado conectado permanentemente – ou seja, desktops, notebooks e ultrabooks. A explicação para a diminuição nas vendas, então, deve ter relação com o aumento no uso de tablets para as tarefas no dia a dia – 45,1 milhões deles foram entregues aos consumidores só no segundo quadrimestre deste ano, segundo o IDC.

Competição – Em contraste à queda nas vendas, as três empresas líderes de mercado registraram crescimento nos meses analisados pela Gartner. Ainda em primeiro lugar, a Lenovo foi responsável por 14,1 milhões das unidades entregues no terceiro quadrimestre, um aumento de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Vice-líder do ranking, a HP registrou 13,7 mi de PCs vendidos (1,5% de aumento), enquanto a Dell, terceira, entregou 9,3 milhões de máquinas (1% a mais do que no ano passado de 2012). No entanto, a situação começa a piorar a partir daí: Acer e Asus, quarta e quinta empresas na lista, mostraram quedas superiores a 20% do terceiro quadrimestre de 2012 ao mesmo período de 2013.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaHPINFOLenovoNotebooksServiços

Mais de Tecnologia

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Elon Musk decide transferir sedes da SpaceX e X para o Texas

81% da Geração Z no Brasil deixa de usar apps por preocupações com privacidade, diz pesquisa

Mais na Exame