São Paulo – Além dos incessantes rumores sobre a próxima geração do iPad, iPad mini e iPhone, a Apple agora também é foco de especulações acerca do possível lançamento de um produto inédito em seu portfólio: o suposto iWatch, um relógio inteligente. Um dos primeiros boatos sobre o gadget apareceu em janeiro, quando um colunista do The New York Times alegou ter recebido pistas de um funcionário da própria Apple. Foi uma questão de tempo até que uma enxurrada de informações trouxesse mais lenha para a fogueira de rumores. Mas enquanto a Apple não se pronuncia oficialmente sobre o assunto, EXAME.com reuniu ilustrações de designers de várias partes do mundo e que oferecem uma ideia de como seria o iWatch.
O designer holandês Martin Hajek trabalhou diretamente com o editor-chefe da revista MacUser, Adam Banks, na criação deste conceito de iWatch. De acordo com o designer, o objetivo era trazer o gadget o mais próximo possível da realidade. Por isso, apostaram em um refinado, porém tradicional design.
Outro ponto de atenção na criação deste conceito foi a disposição dos elementos do sistema operacional da Apple na pequena tela de 2 polegadas. Ainda segundo Hajek, a linguagem escolhida para o design de todo o aparelho teve como base as linhas do iPhone 5.
As ilustrações feitas pelo designer sueco Anders Kjellberg, aproxima o iWatch dos relógios convencionais, mas sem perder de vista o estilo elegante dos aparelhos da maçã. Ao que tudo indica, na visão de Kjellberg, o iWatch contará com funções dignas do iPhone e iPad.
Um dos destaques no design do sueco são as linhas pontilhadas na pulseira que aparenta ser couro. De acordo com ele, a ideia é que o iWatch possa ser adquirido em até oito cores diferentes.
Para o designer, o iWatch virá com uma câmera de 8 MP e será capaz de capturar vídeos em HD. Além disso, contará com tela Retina e 16 GB de capacidade. Quando utilizado em modo relógio, o display do iWatch pasará a ser um mostrador digital como qualquer outro.
O designer italiano Antonio De Rosa resolveu incorporar uma funcionalidade inusitada ao seu modelo de iWatch: um projetor que permite e exibição de fotos e vídeos armazenados no gadget.
Dentre as funções imaginadas por De Rosa, o iWatch contaria com um sistema de previsão do tempo e leitor de RSS integrado, além de uma câmera frontal e até 32 GB de capacidade. Ainda segundo ele, o dispositivo também irá se conectar aos outros gadgets (iPhone e iPad) via Bluetooth.
A versão do iWatch de De Rosa conta com um display de tamanho respeitável. De acordo com o designer, a caixa do aparelho seria feita em policarbonato, com chassi em aluminio e pulseiras em até 6 cores diferentes.
Já o designer dinamarqués, Esben Oxholm, imaginou um relógio inteligente preto e com linhas arredondadas. Segundo ele, o dispositivo poderia ainda ser feito em metal e borracha, alternando entre áreas foscas, como em grande parte da pulseira, e brilhantes, como o display e o botão Home.
Uma proposta mais jovem e descolada para o iWatch vem do designer búlgaro Pavel Simeonov. Inspirado nas cores disponíveis no iPod touch, o designer apostou em pulseiras intercambiáveis. Pavel imagina ainda que o gadget teria a capacidade de absorver informações do ambiente e ainda contaria com câmera e suporte para rede 4G LTE.
Já de acordo com o venezuelano Yrving Torrealba, o iWatch seria uma reprodução da tela inicial do iPhone. Com uma pulseira transparente, o aparelho teria apenas um botão, o icônico Home, e uma câmera frontal, localizada bem acima do mostrador.
13. Agora veja alguns ótimos smartphones que custam menos de R$ 1.000zoom_out_map
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes