Tecnologia

Uso do Internet Explorer cai para menos de 50%

É a primeira vez que o browser da Microsoft chega a um nível tão baixo de participação no mercado

Firefox e Chrome ganham espaço enquanto Internet Explorer cai

Firefox e Chrome ganham espaço enquanto Internet Explorer cai

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 13h25.

São Paulo - Pela primeira vez, o navegador da Microsoft, Internet Explorer, atingiu uma fatia de mercado inferior a 50%, de acordo com levantamento da empresa StatCounter. Segundo a análise, a participação do browser caiu a 49,87% em setembro. O segundo colocado é o Firefox, da Mozilla, com 31,5%.

Já o Chrome, do Google, segue aumentando a sua cota de mercado a um ritmo elevado. Para se ter uma ideia, o navegador do Google mais do que triplicou o porcentual que detinha em setembro do ano passado, passando de 3,69% para 11,54% em setembro de 2010, segundo a consultoria.

"[A queda histórica do Internet Explorer] é certamente um marco na guerra dos navegadores de internet", comentou Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. "Há dois anos, o IE dominava o mercado mundial, com 67%". Para ele, o acordo da Microsoft com as autoridades da Comissão Europeia para oferecer aos usuários da Europa a possibilidade de escolha e menu de navegadores a partir de março pode ter resultado nessa queda global do IE para abaixo dos 50%.

Na Europa, em um ano, a fatia de mercado do browser caiu de 46,44% para 40,26%. Na América do Norte, por sua vez, o IE segue com mais de 50% de participação (52,3%), seguido pelo Firefox, com 27,21%, e Chrome (9,87%).

Net Applications

Segundo recente pesquisa da Net Applications, mesmo com a chegada da versão beta do Internet Explorer 9, no mês passado, a participação da Microsoft no mercado de navegadores caiu diante do crescimento do Google e da Apple.

Em duas semanas, o IE9 Beta garantiu 0,25% do segmento no mundo. Mas, somadas, todas as versões do browser tiveram queda de 0,75 ponto percentual em setembro. Com isso, a Microsoft fechou o mês com 59,7% de participação.

Quem mais cresceu no período, de acordo com o levantamento, foi o Chrome. O navegador do Google subiu 0,5 ponto percentual, alcançando 8% do mercado. O Safari foi outro a registrar alta: cresceu 0,1 ponto, ficando em 5,3%.

Segundo os números da Net Applications, Firefox e Opera fecharam com 23% e 2,5% do mercado, respectivamente. Dividindo em versões, o navegador mais popular é o IE8, com 29,1% de share, enquanto o Firefox 3.6 vem em segundo, com 17,1%.

Leia outras notícias sobre browsers

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoBrowsersSoftwareInternet Explorer

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint