-
1. A proposta dos designers do escritório Emergent é que a ópera se encaixe na paisagem na cidade como uma montanha artificial, mais uma na topografia local. A estrutura de 58.000 metros quadrados teria capacidade para quase quatro mil visitantes.
zoom_out_map
1/6 (Divulgação)
-
2. Os australianos do Lacoste and Stevenson foram espertos ao usar a tradicional escola coreana de escultura em pedras como inspiração. O resultado é um prédio no formato de uma rocha e que representa a crença coreana de que grandes elementos tem alma.
zoom_out_map
2/6 (Divulgação)
-
3. A intenção do projeto do OODA, escritório português, é que não haja discrepância entre prédio e paisagem natural local. Para os responsáveis pela concepção, a ideia é dar nova identidade para a cidade de Busan.
zoom_out_map
3/6 (Divulgação)
-
4. Para o escritório alemão Peter Ruge Architekten, a ópera vai contar com dois espaços. A face oeste, com vista para montanhas, seria usada para concertos públicos, e a face leste, com vista para o mar, seria usada na celebração do tradicional ano novo coreano.
zoom_out_map
4/6 (Divulgação)
-
5. O conceito por trás do projeto dos americanos do PRAUD é o de dividir a estrutura em vários auditórios, que podem se unir em um grande espaço. Cada disco pode ser usado de uma maneira, o que dá eficiência ao espaço.
zoom_out_map
5/6 (Divulgação)
-
6. Equilíbrio entre homem e natureza é a ideia no projeto dos espanhóis do Sanzpont Arquitectura, cujo formato é inspirado no conceito do Yin-Yang. Os recursos sustentáveis ficam por conta do teto, coberto por grama, e os painéis solares nas laterais do prédio.
zoom_out_map
6/6 (Divulgação)
São Paulo – A cidade de Busan é a segunda maior cidade da Coreia do Sul, atrás apenas da capital Seul. É, no entanto, palco do maior porto do país, aberto há 135 anos e é um dos grandes responsáveis pela internacionalização do comércio coreano.
Tais atributos, associados à paisagem local, desenhada por montanhas e pelo oceano, trouxeram a necessidade da criação de um espaço cultural à altura da ambição da cidade de se tornar um centro cosmopolita.
O governo local resolveu então realizar uma competição internacional de ideias para a construção da Busan Opera House. O objetivo é escolher um vencedor, cujo projeto será erguido em 2014, na marina do porto, num espaço de cerca de 35.000 metros quadrados.
Escritórios de arquitetura de todo o mundo colocaram no papel suas ideias, conceitos e propostas. Clique na lateral das imagens para conhecer alguns dos projetos inscritos. Um deles pode sair da prancheta e virar realidade.