Tecnologia

Um herói da internet

A história de Joseph Licklider, o visionário que apostou na web 30 anos antes de ela existir

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Num mundo onde empresários, pesquisadores e hackers tornam-se celebridades de uma hora para outra, é notável que Joseph Licklider tenha permanecido tão pouco conhecido. Em 1962, dirigindo o Darpa, um obscuro laboratório de pesquisas do Departamento de Defesa americano, ele lançou as bases do que, anos depois, viria a ser a internet. Licklider, ou Lick, como gostava de ser chamado, era psicólogo. Ele foi o primeiro a prever uma relação mais pessoal do usuário com o computador, na época uma máquina misteriosa para cálculos militares.

Num ensaio profético, ele defendia a criação de centrais eletrônicas de conhecimento que "vão incorporar as funções das bibliotecas atuais junto com os avanços que virão na tecnologia de armazenamento e recuperação de informações". É a primeira descrição de que se tem notícia da futura internet. Na Guerra Fria, Licklider conseguiu dinheiro do Pentágono para custear as pesquisas que ajudariam a tornar real essa visão.

The Dream Machine, de M. Mitchell Waldrop (502 págs., ed. Viking Penguin, 29,95 dólares na Amazon. com), resgata o papel de Licklider como visionário. Cerca de 20% do livro é dedicado ao próprio Licklider. O restante aborda as muitas histórias paralelas que contribuíram para o avanço da tecnologia. A narrativa vai da criação do mouse, nos anos 70, à grande onda da internet, nos 90.

Apesar da paixão de Waldrop pelo tema, sua narrativa é feita com os pés no chão. Ao descrever as pessoas, ele evita estereótipos e não deixa de lado a competição e a inevitável tensão presentes no desenvolvimento da tecnologia. Waldrop entrevistou dezenas de veteranos da computação e vasculhou pilhas de documentos da época. Mas não chegou a conhecer Licklider, morto em 1990, nem teve acesso a nenhum texto inédito dele. Mesmo assim, The Dream Machine consegue envolver o leitor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman