Tecnologia

Twitter lança ferramenta para fazer doações eleitorais

Função permitirá fazer doações diretamente a qualquer candidato à presidência dos Estados Unidos por meio de um tweet


	EUA: anúncio chega às vésperas do 2º debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016
 (Thinkstock/Stocktrek Images)

EUA: anúncio chega às vésperas do 2º debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016 (Thinkstock/Stocktrek Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 16h53.

San Francisco - A rede social Twitter anunciou nesta terça-feira uma aliança com a empresa de processamento de pagamentos Square, o que permitirá fazer doações diretamente a qualquer candidato à presidência dos Estados Unidos por meio de um tweet.

"Quando as pessoas falam sobre política, conversam pelo Twitter. Esse é o motivo pelo qual estamos fazendo com que os usuários do Twitter tenham mais facilidade para apoiar candidatos e causas de maneira mais ativa", afirmou a rede social em seu blog oficial.

O anúncio chega às vésperas do segundo debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016, que será realizado na quarta-feira em Simi Valley, na Califórnia, e será transmitido pela emissora "CNN".

Para receberem doações, as campanhas terão que criar uma conta no Square Cash, o que permitirá obter uma identificação individual, que leva o nome de "$Cashtag". Quando a $Cashtag for tuitada, aparecerá um botão para fazer uma doação.

Ao clicar no botão, o usuário verá uma janela na qual poderá incluir sua informação e realizar uma doação com um cartão de débito.

A aplicação desenvolvida por Twitter e Square guardará a informação dos doadores de modo que, na segunda vez que quiserem realizar uma contribuição, só terão que escolher a quantia a ser doada e clicar no botão.

As campanhas eleitorais recorreram no passado ao envio de links para convidar potenciais doadores a contribuir, mas exigiam abrir a página em uma nova janela do navegador e nem sempre funcionavam bem em dispositivos móveis.

A aliança entre Twitter e Square busca encerrar esses problemas técnicos e reconhece o crescente protagonismo dos dispositivos móveis.

Cerca de 80% dos usuários de Twitter utilizam a rede social em algum dispositivo móvel e espera-se que muitos americanos assistam ao debate presidencial pelo telefone celular na quarta-feira.

Tanto o neurocirurgião Ben Carson como o senador por Kentucky Rand Paul, ambos pré-candidatos republicanos, anunciaram que pretendem aderir à iniciativa lançada pelo Twitter.

"Esta é a forma mais rápida e simples de se fazer uma doação pela internet e a mais efetiva para as campanhas digitais de arrecadação de fundos em tempo real", afirmou o Twitter em seu blog.

A iniciativa é uma das primeiras colaborações entre Twitter e Square, ambas as empresas comandadas pelo mesmo CEO, Jack Dorsey. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)Redes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA