Tecnologia

Twitter divulga tuítes mais marcantes de 2011

Edição de dezembro das "Histórias do Twitter" traz dez momentos extraordinários que só aconteceram daquela forma por conta do site

"Em 2011, mais de 60 bilhões de tweets foram enviados em todo o mundo, cada um refletindo uma perspectiva particular e um ponto no tempo", diz a companhia (Reprodução)

"Em 2011, mais de 60 bilhões de tweets foram enviados em todo o mundo, cada um refletindo uma perspectiva particular e um ponto no tempo", diz a companhia (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 15h25.

São Paulo - Depois de o Facebook mostrar quais foram os links mais compartilhados do ano na rede social, chegou a fez de o Twitter fazer sua retrospectiva. A edição de dezembro das "Histórias do Twitter" traz dez momentos extraordinários que, segundo a rede de microblogs, só aconteceram daquela forma por conta do site.

"Em 2011, mais de 60 bilhões de tweets foram enviados em todo o mundo, cada um refletindo uma perspectiva particular e um ponto no tempo", diz a companhia. "É impossível escolher apenas dez histórias neste mar de tweets para resumir o ano. Ao invés de tentar identificar os tweets 'mais importantes' do ano, nós selecionamos os dez tweets mais emblemáticos que aconteceram primeiro no Twitter - ou que só poderiam acontecer no Twitter."

A lista contém mensagens realmente intrigantes, como a do programador Shohaib Athar, que, em 1 de maio, acordou durante a noite por conta do barulho de helicópteros que sobrevoavam o local onde estava. Sem querer, ele foi o primeiro a tuitar sobre o ataque ao esconderijo de Osama bin Laden.

Mas antes, em 26 de janeiro, Wael Ghonim escreveu: "Eu disse há um ano atrás que a Internet iria mudar a cena política no Egito e alguns amigos zombaram de mim." Um dia depois, foi preso pelo regime de Hosni Mubarak e se tornou símbolo dos protestos que se seguiram no país. Doze dias depois, foi solto e afirmou: "Se você quer libertar um governo, dê Internet."

Ainda no sentido político, Dan Thompson, Sophie Collard e Sam Duckworth organizaram a limpeza de Londres via Twitter, após a onda de revoltas que atingiu o Reino Unido, em agosto. Eles criaram marcadores para auxiliar na reconstrução de diversos pontos e a capital, por exemplo, foi praticamente toda limpa pelos cidadãos.

Uma das histórias chegou a ser repercutida pelo Adnews. Antes de tomar um voo, Peter Shankman tuitou, brincando, à Morton’s Steakhouse: "Ei, @Mortons – vocês podem me encontrar no aeroporto de Newark com um entregador quando eu aterrissar em duas horas? Obrigado." Acontece que a empresa mandou um garçom encontrá-lo com um bife de 700 gramas, uma porção de camarões, batatas, pão, dois guardanapos e talheres. Detalhe: o entregador teve de viajar por cerca de meia hora.

Outra na linha das "improváveis" aconteceu com a estrela da Associação Nacional de Basquete dos EUA (NBA) Kevin Durant. Atleta do Oklahoma City Thunder, ele estava sem jogar por um tempo em razão de impasse de negociações e tuitou que, por estar sem fazer nada, gostaria de organizar uma partida de flag football (uma versão de futebol americano).

Um estudate do Oklahoma State, então, o desafiou e se juntar aos seus irmãos de fraternidade em uma partida. Poucas horas depois, Durant apareceu para jogar e, como diz o Twitter, "marcou quatro touchdowns como Quarter-back e conseguiu três interceptações na defesa".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisRetrospectiva de 2011SitesTwitter

Mais de Tecnologia

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma

Vitória de Trump inaugura nova era cripto com promessas de desregulamentação e apoio a blockchain

Cientistas japoneses criam novo tipo de vida: híbrido entre planta e animal