TVA entra no mercado de telefonia via internet
Em parceria com a operadora paulista Primeira Escolha, empresa de TV por assinatura e internet rápida entra no mercado de VoIP para brigar pela economia
Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2011 às 19h55.
As diferenças entre uma empresa de televisão paga e uma operadora de telefonia agora são zero. A TVA, empresa de TV por assinatura do grupo Abril, que edita EXAME, lançou nesta terça-feira (21/6) o TVA Voz, serviço de telefonia pública, baseado na tecnologia VoIP (voz sobre <i>internet protocol</i>). </p>
O negócio foi estruturado junto com a Primeira Escolha, operadora de telefonia com licença para atuar na região do DDD 11, no estado de São Paulo. Segundo Amilton de Lucca, diretor de Novos Negócios da TVA, o novo serviço vai, num primeiro momento, concorrer pela demanda pela segunda linha telefônica do consumidor.
Mais do que aumentar a base de clientes dos serviços de TV por assinatura e internet banda larga da TVA hoje, cerca de 293 mil, sendo 250 mil só em São Paulo e Rio de Janeiro , o TVA Voz permitirá a redução do número de assinantes que cancelam os serviços. A desistência dos clientes da TV por assinatura está em torno de 1%, e a saída dos usuários do Ajato, serviço de internet rápida da companhia, é de 0,5%. "Com a fidelização do cliente através do TVA Voz, poderemos chegar a zero nesses dois percentuais", diz Lucca.
Com o novo serviço, o usuário conseguirá reduzir em até 50% os custos com ligações internacionais e interurbanas com uma surpresa: o custo da chamada para 18 países será mais barato do que para uma cidade em outro estado. Quem for assinante Ajato ou assinar Ajato e TVA estará isento da mensalidade de 35 reais. Quem for assinante somente da TVA ganhará um desconto de 10 reais.
Para aderir ao serviço, o usuário precisa comprar o aparelho que permite o uso simultâneo do computador, ligado em conexão banda larga, e do telefone. Ao contrário de outros serviços VoIP, em que a pessoa faz uma ligação telefônica utilizando o microfone e a caixa de som do computador, o TVA Voz permite que a ligação seja feita direto do aparelho telefônico.
O usuário ganhará um número que terá como DDD e prefixo 11-2424 e permanecerá com esse mesmo número independentemente de onde esteja. Apesar de a TVA não estar presente com sua infra-estrutura em estados como Pernambuco, um consumidor pernambucano pode comprar o serviço e usar a sua linha VoIP. "Da mesma forma, o usuário do serviço pode levar o seu número [conectando-se em uma rede de internet rápida através do seu aparelho decodificador] para qualquer lugar do mundo", afirma o presidente da Primeira Escolha, Mario Leonel Neto.
Rede WI-FI
A evolução do TVA Voz já está sendo estudada. Segundo Lucca, uma possibilidade é dar mobilidade ao serviço, utilizando a rede Wi-FI. Testes já estão sendo feitos mas não há uma data precisa para o lançamento.