Tudo que você precisa saber sobre a CES 2014
A feira de eletrônicos de consumo CES 2014 aconteceu nesta semana, em Las Vegas. O evento, um dos maiores do mundo, contou com diversos anúncios importantes para...
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 18h57.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h57.
A feira de eletrônicos de consumo CES 2014 aconteceu nesta semana, em Las Vegas. O maior evento de tecnologia dos Estados Unidos contou com anúncios de diversas empresas importantes. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre a CES deste ano.
Os carros estão lá em cima com os grandes na CES, e neste ano vimos coisas mais parecidas com a ficção científica do que a vida real. Como é o caso de uma BMW autônoma - supostamente apresentada para mostrar que esses carros são capazes de atender situações de emergência e isso é apenas o começo. Assim como acontece com a casa conectada, o carro conectado está cada vez mais perto, com os dois veículos da Audi e da Chevrolet mostrados na feira. O Chevrolet terá uma loja de aplicativos e conexão LTE em seus modelos deste ano. Então você poderá transmitir música, manter-se atualizado com o informações de tempo e mapas sempre recentes.
A Audi, por outro lado, mostrou o chamado Smart Display que tem sistema Android. Basicamente, ele é um tablet para o seu carro. Integrando via Wi-Fi, o dispositivo de 10,2 polegadas possui um processador Tegra poderoso e pleno acesso à Google Play para aplicativos.
Falando em Android, o Google anunciou planos para a chamada Open Automotive Alliance, um projeto que tem a proposta de levar o Android para os carros. Experimentação e conceitos são abundantes na CES. O Toyota iRoad, por exemplo, é um veículo de três rodas que sonha ser o veículo do futuro, misturando conceitos de carro e moto, enquanto o Quattro Sport Laserlight, da Audi, busca um dia substituir as luzes LED com sua tecnologia. Os veículos totalmente autônomos ainda são um sonho distante, mas, com esses anúncios na CES 2014, dá para ficar um pouco mais animado com as possibilidades que as empresas apresentaram.
Parece que cada empresa tem um produto de tecnologia vestível que espera, em breve, ter o orgulho de estar no seu pulso. Monitorar seus movimentos e atividades diárias parecem ser as principais características e, apesar disso não ser nenhuma novidade, a CES deste ano realmente levou esses aparelhos um nível a frente. A LG, a Garmin e até mesmo Razer, uma empresa que se concentra principalmente em jogos, apresentaram algum tipo de rastreador fitness. A Sony ainda expandiu seu próprio line-up, anunciando o chamado Core, um pequeno sensor de batimentos cardíacos.
Outro setor de tecnologia vestível é o de smartwatches. A CES foi cheia deles neste ano, porém, o único destaque real parece ser o Pebble Steel. Como tudo que deve ser vestido e visto pelos outros, esse mercado não deve crescer até que esses aparelhos se tornem mais aceitáveis de se usar em público.
Algo impressionante foi o Edison, da Intel. Ele é um pequeno computador portátil do tamanho de um cartão SD, que conta com conexão Bluetooth Low Energy e Wi-Fi. Com uma versão modificada do Linux e um processador Quark, ele tem aplicações quase infinitas para o mundo da internet das coisas. Por exemplo, na apresentação da Intel, o Edison se transformou em um dispositivo capaz de analisar os batimentos cardíacos, temperatura e movimentação de um bebê.
Diretor de Transformers e Armagedon, Michael Bay, perdeu a compostura na CES 2014. Durante uma apresentação da Samsung, um problema com o monitor que exibia seu discurso fez Bay sair do palco sem expressar sua opinião sobre a TV de telas curvas e deixando um executivo da empresa falando sozinho. Em seu blog, ele se desculpou e disse que apresentações ao vivo não são seu forte
Apesar de ter sido o destaque da CES 2013, foi neste ano que o 4K realmente foi o tema do show. Primeiro, porque nós realmente temos alguns conteúdos nessa resolução. O streaming de gigante online Netflix partiu da CES em pleno vigor, aparentemente, chegando a todas as fabricantes de TVs. O drama político da Netflix chamado House of Cards foi filmado na super resolução e sua segunda temporada estará disponível em 4k para todos ficarem boquiabertos. Além disso, a Amazon também anunciou que estaria oferecendo suporte ao 4K em seu serviço de streaming.
Outra barreira para a aceitação do 4K foi o preço de TVs capazes de exibir essa resolução (3840 por 2160, ao contrário de 1920 por 1080 de 1080p). No entanto, graças a uma grande redução no preço, isso pode estar mudando. Ambas Polaroid e Vizio anunciaram planos de vender TVs 4K por menos de 1 mil dólares - uma queda significativa dos custos gigantescos anunciados 12 meses atrás.
Para não ficar para atrás, as gigantes sul-coreanas Samsung e LG estão mais uma vez na briga para ver quem consegue arrancar o maior suspiro na apresentação de um produto. A LG mostrou um painel OLED francamente belo de se olhar que tem uma tela flexível de 77 polegadas, enquanto a Samsung subiu ao palco com um protótipo de exibição com display flexível de 85 polegadas - por que precisamos de um display flexível? Bem, nós realmente não sabemos, mas é muito legal.
Finalmente o WebOS, o sistema da Palm apresentado na CES 2009 e encerrado em 2011, fez sua volta dramática. Quase irreconhecível, o OS foi comprado pela LG e será a base de 50% das TVs da marca em 2014. Com foco no multitarefa, a interface é colorida, rápida e tem potencial de ser a primeira interface bem desenhada para Smart TVs.
O streaming foi uma palavra-chave na CES deste ano, começando com a transmissão 4k da Netflix e continuando com o ambicioso serviço anunciado pela Sony, o chamado PlayStation Now. Concebido como uma forma de rodar os jogos do PS3 no PS4, o serviço permitirá também rodar games em TVs da linha Bravia, no PS Vita e até mesmo em smartphones e tablets. Tudo vai depender da sua banda larga, mas a Sony informa que será necessária uma conexão de 5Mb/s para poder usar a novidade.
O serviço estará disponível em janeiro nos Estados Unidos.
Outra novidade importante para gamers foi o anúncio das Steam Machines. Com 13 fabricantes diferentes, como a Alienware e a Digital Storm, os detalhes, entretanto, ainda estão escassos. Mas este ano será determinante para o hardware da Valve.
Longe das TVs e das tecnologias normalmente vistas nas CES, há uma novidade para a sua casa. De geladeiras a máquinas de lavar louça, de aspiradores de pó a fornos. Houve um tempo em que esses produtos provavelmente não teriam chamado tanta atenção. No entanto, agora é possível colocar telas neles, bem como aplicativos e recursos sem fio, tornando-os um grande negócio. A casa conectada parece agora ser plenamente realizável e realmente pode revolucionar a forma como vivemos. A Samsung apresentou o chamado Smart Home, um sistema que combina todos os seus produtos de uso doméstico da marca Samsung -, e até mesmo a engrenagem da linha Galaxy em um único aplicativo. Então, quando você estiver indo para a casa, basta informar esse sistema e ele vai dizer ao aquecimento para ligar.A máquina de lavar roupa terminou o seu ciclo? Você será alertado na sua TV.