Tecnologia

Trem de levitação magnética bate novo recorde de velocidade

Trem movido a levitação magnética atingiu a velocidade de 603 km/h no Japão. Plano é introduzir o serviço entre Tóquio e a cidade central de Nagoya até 2045

Trem: linha com tecnologia magnética fará com que trens viagem a mais de 480 km/h (Yuriko Nakao/Bloomberg)

Trem: linha com tecnologia magnética fará com que trens viagem a mais de 480 km/h (Yuriko Nakao/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2015 às 18h13.

Na semana passada, um trem movido a levitação magnética (Maglev) atingiu a velocidade de 590 km/h, quebrando um recorde que já durava 12 anos. Nesta terça-feira (21), no entanto, o trem bateu seu próprio recorde, chegando a 603 km/h.

A JR Central, fabricante do veículo, quer introduzir o serviço entre Tóquio e a cidade central de Nagoya até 2045. O trem levará apenas uma hora para fazer o trajeto, cortando o tempo de viagem pela metade. Já com a velocidade recorde, a viagem de 280 km levaria apenas cerca de 40 minutos — menos de metade do tempo atual.

Os passageiros, porém, não poderão experimentar as velocidades recordes do trem. A empresa disse que seus veículos irão operar a uma velocidade máxima de 505 km/h. Em comparação, a velocidade mais rápida de um "trem-bala" japonês é de 320 km/h.

A expectativa e o entusiasmo em relação ao novo trem, de qualquer forma, são altos. ”Quanto mais rápido o trem funciona, mais estável se torna - Eu acho que a qualidade do passeio de trem melhorou", disse Yasukazu Endo, chefe de pesquisas da JR Central. A fonte é a BBC.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame