Tecnologia

Totvs negocia compra da Datasul

Comunicação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) indica que as duas rivais negociam união por cerca de 700 milhões de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.

A Totvs, empresa brasileira de software de gestão, anunciou nesta terça-feira (22/07) que está negociando a incorporação da Datasul.

Em nota encaminhada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informou que emitirá 4,46 milhões de ações destinadas aos acionistas da Datasul, que passarão a ter 14,3% do capital social da Totvs. Segundo o valor de fechamento das ações na segunda-feira (21/07) - 49,50 reais - esse valor chega a 220,8 milhões de reais. Além disso, os acionistas devem receber 480 milhões de reais, sendo parte em dividendos da Datasul.

A proposta de incorporação é feita pela Makira do Brasil, empresa fechada controlada atualmente pela Totvs. Depois de incorporar a Datasul, a Makira será absorvida pela Totvs. A expectativa é que as reuniões dos conselhos aconteçam em até três dias, e que as assembléias dos acionistas sejam realizadas em até 30 dias a partir de hoje.

Apesar de o fato relevante ter sido divulgado só às 13h, as ações da Datasul já operavam em forte alta - na casa dos 10% - logo na abertura do mercado. No encerramento, desaceleraram um pouco, mas fecharam em 22,81 reais, alta de 9,13%. Os papéis da Totvs também subiram: 1,21% a 50,10 reais no encerramento do pregão.

Entre os analistas, as perspectivas são boas para a aquisição. "A compra será positiva para as duas empresas", diz Luciana Leocadio, analista-chefe da Ativa corretora.

Segundo Luciana, os acionistas minoritários da Datasul ganharão por receber benefícios semelhantes aos dos controladores, com dinheiro e ações da rival. E, do lado da Totvs, a empresa ganha com a complementaridade. "Cada uma atua num segmento distinto. A Datasul trabalha mais com empresas de médio porte e a Totvs, com as pequenas", afirma.

Potência em software

Caso a transação seja aprovada, deverá surgir no Brasil uma gigante do software de gestão, com cerca de 40% do mercado local. No ano passado, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), a Totvs detinha 24% de participação, à frente da alemã SAP (23%) e da norte-americana Oracle (17%). A Datasul dominava 16% do mercado.

Segundo relatório da Fator Corretora, com a estratégia, a Totvs deverá consolidar sua posição de mercado na América Latina e até superar a Oracle na colocação regional, encostando na SAP. Segundo o Gartner, hoje a SAP é a líder em ERP na América Latina, seguida pela Oracle e depois pela Totvs. A corretora também informou que considera justo o preço pago.

A Totvs faturou, no ano passado, cerca de 490 milhões de reais. A incorporação da Datasul é a segunda de grande porte realizada pela empresa desde o IPO, em abril de 2006. A primeira foi a da RM Sistemas, também no primeiro semestre de 2006, por 206 milhões de reais. A Totvs é uma holding que controla as empresas brasileiras de software Microsiga, Logocenter e a divisão de consultoria Totvs BMI.

Em 2007, as receitas da Datasul chegaram a 222,5 milhões de reais. Atualmente a empresa está empenhada em consolidar sua estratégia de software como serviço, em que o usuário paga periodicamente pelo uso. No ano passado, 12% da receita líquida da empresa foi fruto do modelo de assinaturas. A estratégia da empresa é gradualmente migrar todo seu portifólio de software - de gestão empresarial e relacionamento com clientes - para o modelo online, etapa que, segundo informou recentemente o presidente da empresa, Jorge Steffens, a EXAME, deve acontecer nos próximos dois a três anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Mais na Exame