Tecnologia

Totvs negocia compra da Datasul

Comunicação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) indica que as duas rivais negociam união por cerca de 700 milhões de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.

A Totvs, empresa brasileira de software de gestão, anunciou nesta terça-feira (22/07) que está negociando a incorporação da Datasul.

Em nota encaminhada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informou que emitirá 4,46 milhões de ações destinadas aos acionistas da Datasul, que passarão a ter 14,3% do capital social da Totvs. Segundo o valor de fechamento das ações na segunda-feira (21/07) - 49,50 reais - esse valor chega a 220,8 milhões de reais. Além disso, os acionistas devem receber 480 milhões de reais, sendo parte em dividendos da Datasul.

A proposta de incorporação é feita pela Makira do Brasil, empresa fechada controlada atualmente pela Totvs. Depois de incorporar a Datasul, a Makira será absorvida pela Totvs. A expectativa é que as reuniões dos conselhos aconteçam em até três dias, e que as assembléias dos acionistas sejam realizadas em até 30 dias a partir de hoje.

Apesar de o fato relevante ter sido divulgado só às 13h, as ações da Datasul já operavam em forte alta - na casa dos 10% - logo na abertura do mercado. No encerramento, desaceleraram um pouco, mas fecharam em 22,81 reais, alta de 9,13%. Os papéis da Totvs também subiram: 1,21% a 50,10 reais no encerramento do pregão.

Entre os analistas, as perspectivas são boas para a aquisição. "A compra será positiva para as duas empresas", diz Luciana Leocadio, analista-chefe da Ativa corretora.

Segundo Luciana, os acionistas minoritários da Datasul ganharão por receber benefícios semelhantes aos dos controladores, com dinheiro e ações da rival. E, do lado da Totvs, a empresa ganha com a complementaridade. "Cada uma atua num segmento distinto. A Datasul trabalha mais com empresas de médio porte e a Totvs, com as pequenas", afirma.

Potência em software

Caso a transação seja aprovada, deverá surgir no Brasil uma gigante do software de gestão, com cerca de 40% do mercado local. No ano passado, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), a Totvs detinha 24% de participação, à frente da alemã SAP (23%) e da norte-americana Oracle (17%). A Datasul dominava 16% do mercado.

Segundo relatório da Fator Corretora, com a estratégia, a Totvs deverá consolidar sua posição de mercado na América Latina e até superar a Oracle na colocação regional, encostando na SAP. Segundo o Gartner, hoje a SAP é a líder em ERP na América Latina, seguida pela Oracle e depois pela Totvs. A corretora também informou que considera justo o preço pago.

A Totvs faturou, no ano passado, cerca de 490 milhões de reais. A incorporação da Datasul é a segunda de grande porte realizada pela empresa desde o IPO, em abril de 2006. A primeira foi a da RM Sistemas, também no primeiro semestre de 2006, por 206 milhões de reais. A Totvs é uma holding que controla as empresas brasileiras de software Microsiga, Logocenter e a divisão de consultoria Totvs BMI.

Em 2007, as receitas da Datasul chegaram a 222,5 milhões de reais. Atualmente a empresa está empenhada em consolidar sua estratégia de software como serviço, em que o usuário paga periodicamente pelo uso. No ano passado, 12% da receita líquida da empresa foi fruto do modelo de assinaturas. A estratégia da empresa é gradualmente migrar todo seu portifólio de software - de gestão empresarial e relacionamento com clientes - para o modelo online, etapa que, segundo informou recentemente o presidente da empresa, Jorge Steffens, a EXAME, deve acontecer nos próximos dois a três anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa