Tecnologia

Torcida de time baiano poderá escalar time pelo smartphone

Ideia é usar um app chamado Total Choice; elenco que vai a campo será definido por votações online, das quais participarão todos os torcedores

jacuipense (Reprodução/Facebook)

jacuipense (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 16h46.

São Paulo – O Jacuipense, time da primeira divisão do campeonato baiano, resolveu inovar na Copa do Governador do Estado da Bahia. Em vez de deixar a escalação do time nas mãos do técnico, os torcedores é que definirão quem do elenco que vai a campo – e farão isso por meio da internet e de um app para smartphones, chamado Total Choice.

As informações são da ESPN, que mostra que a ideia é fazer a torcida escalar o time a partir da 3ª rodada da competição, que terá início neste sábado, 28 de setembro. Segundo o site, Emerson Pereira, técnico do Jacuipense, terá que acatar as decisões, sempre colocando em campo o elenco “vencedor” das eleições online. E fanáticos pelo time não precisam temer, já que não há risco de rebaixamento na Copa do Governador.

Torcedores que participarem da iniciativa do Total Choice ainda podem ganhar prêmios. O sistema é parecido com o de um “fantasy”, tipo de jogo online no qual fãs de um esporte escalam equipes virtuais e pontuam de acordo com o desempenho dos jogadores reais. A diferença é que, no caso do app da equipe baiana, os pontos também serão dados quando os boleiros votados pelo torcedor forem a campo.

Por ora, o Total Choice está disponível apenas para Android e navegadores, gratuitamente, mas versões para iOS estão prometidas para breve. A ideia da empresa, aliás, é torná-lo pago – fazendo dele uma fonte de renda para a equipe – e, quem sabe, até expandir o uso do aplicativo a outros clubes futuramente. 

//www.youtube.com/embed/34tgQaYVPkg

Aplicativos e futebol - Além dos apps oficiais de times e da iniciativa do Jacuipense, outras equipes já encontraram outras formas diferentes de interagir com a torcida. Dois times da Tunísia, por exemplo, resolveram o problema da proibição de torcida nos estádios - resquício da Primavera Árabe - com a ajuda de um programa, o 12th Man.

Com a ajuda dele e de caixas de som postadas ao redor do campo, os fanáticos pelo CS Hammam-Lif e pelo Stade Tunisien podiam gritar e torcer apertando botões na tela do smartphone. Quanto mais pressionavam as teclas, mais ensurdecedor ficava o barulho.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEsportesFutebolGoogleINFOiOSSoftware

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes