Tecnologia

TIM diz que vai investir em qualidade de rede neste ano

Número de clientes da empresa cresceu 4% em 2013, chegando a 73 milhões, quatro a menos do que a Vivo, com seus 77 milhões


	Loja da TIM em Ipanema, no Rio de Janeiro: companhia registrou 3 milhões de novos usuários em 2013
 (Lianne Milton/Bloomberg)

Loja da TIM em Ipanema, no Rio de Janeiro: companhia registrou 3 milhões de novos usuários em 2013 (Lianne Milton/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 19h01.

São Paulo – A TIM divulgou nesta sexta-feira que fechou 2013 com 73,4 milhões de clientes, número 4,4% maior que o ano anterior. Com a marca, a empresa mantém o segundo lugar na participação de mercado, atrás apenas da Vivo, que chegou a 77 milhões.

Este aumento levou a um lucro de 1,5 bilhão de reais, valor 4% maior que o registrado em 2012.

O crescimento do número de clientes acompanhou os investimentos da companhia de telefonia celular, que chegaram a 3,9 bilhões de reais no ano, aumento de 3% em relação ao a 2012.

Mais de 90% desses aportes foi direcionado para infraestrutura para melhoria de cobertura nas cidades críticas e a implementação de mais células e hotspots de dados, para aumentar a qualidade do tráfico de dados.

Em 2013, a TIM atingiu 23,6 milhões de usuários de 3G, o que representa o segundo lugar no mercado, com 25% dos clientes. A Claro lidera o segmento, com 39%. Na rede 4G, porém, a TIM passou a concorrente e assumiu o segundo lugar, com 31% do mercado, atrás apenas da Vivo, com 41%.

“Em 2014, manteremos os investimentos em qualidade no mesmo patamar para atrair cada vez mais usuários de dados e internet e estimular a migração do pré-pago para o pós”, afirmou Rodrigo Abreu, presidente executivo da TIM.

“Os investimentos em qualidade feitos em 2013 foram uma preparação para o crescimento que pretendemos obter este ano, principalmente com lançamento de ofertas de dados e soluções diferenciadas que num momento anterior não seriam possíveis”, afirmou.

Resultados

Além da alta nos lucros, a TIM registrou aumento de 7% na receita bruta de 2013, chegando a 29,7 bilhões de reais. A receita líquida total subiu 6%, chegando a 19,9 bilhões de reais.

A receita bruta com dados e internet cresceu 21,5% em 2013, chegando a 5,3 bilhões de reais, também por conta do aumento do número de smartphones, que chegou a 55% da base total de clientes.

Na conferência com a imprensa, o presidente executivo negou a possibilidade de a TIM ser vendida pela Telecom Itália.

“A TIM hoje representa um ativo estratégico para a Telecom Itália. Não existe interesse estratégico em fazer qualquer tipo de negócio. Esse tipo de boato não vai atrapalhar os nossos planos de crescimento” 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasServiçosCelularesIndústria eletroeletrônica3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas italianasTIMBalanços

Mais de Tecnologia

Notion contrata ex-executivos da Zendesk para estruturar operação no Brasil

Netflix aposta em videocasts exclusivos para aumentar audiência diurna

Ford redireciona produção de baterias para mercado de armazenamento de energia

PayPal quer criar um banco para expandir empréstimos e serviços financeiros