Tecnologia

TIM mantém metas para 3 anos, apesar de economia lenta

São Paulo - A TIM Participações manteve o plano de metas de três anos, apesar da fragilidade da economia brasileira, que tem atingido a confiança do consumidor, disse...

TIM (Reprodução)

TIM (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - A TIM Participações manteve o plano de metas de três anos, apesar da fragilidade da economia brasileira, que tem atingido a confiança do consumidor, disse nesta quarta-feira o presidente-executivo da companhia, Rodrigo Abreu.

A segunda maior operadora de telefonia celular do Brasil manteve a perspectiva de investir 10,7 bilhões de reais no período, sendo 3,6 bilhões de reais em 2013.

"Acredito que o planejamento é bastante viável e racional. A grande diferença que pode ocorrer para o ano que vem e para 2015 é sobre como alocar esse capex (investimento)", disse Abreu em teleconferência com analistas.

"O ambiente econômico tem algum impacto no consumo e esse impacto existiu no segundo trimestre, mas não houve redução dramática no crescimento do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)", afirmou o executivo, que foi eleito para presidir a operadora em fevereiro.

Na véspera, a TIM divulgou que teve lucro líquido de 385,6 milhões de reais no período, alta anual de 12 por cento e acima do esperado pela média do mercado. O Ebitda teve alta ligeira de 1,8 por cento, para 1,23 bilhão de reais. .

O executivo afirmou que, entre os projetos em que a TIM está trabalhando, está a reestruturação das operações da unidade fixa Intelig, que deve ser concluída até o final do ano e focará a operação em ofertas de produtos e clientes rentáveis.

A expectativa de Abreu, é que a estabilização na queda das receitas do segmento fixo da TIM --que inclui Intelig, telefonia fixa e fibra óptica-- ocorra ao longo do segundo semestre. No segundo trimestre, o segmento apurou queda de 3 por cento no faturamento sobre os três primeiros meses do ano. Na comparação anual, houve recuo de 31 por cento.

A TIM espera atingir 1 milhão de residências com oferta de serviços de Internet rápida via fibra óptica até o fim de 2013, após alcançar 800 mil ligações até junho.

Além da fibra, a TIM também está apostando na tecnologia de "small cells" para melhorar sua cobertura de telefonia celular e de banda larga sem fio, disse Abreu.

"Vai ser componente bastante importante no futuro da cobertura", disse o executivo, citando que o sistema, que permite maior velocidade de implantação de infraestrutura e faz parte do plano de investimento para 2014.

Às 12h46, a ação da TIM na Bovespa subia 0,36 por cento. No mesmo instante, o Ibovespa cedia 0,68 por cento.

Acompanhe tudo sobre:3GEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasINFOOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores