Tecnologia

Tim Berners-Lee critica controle dos governos sobre a internet

São Paulo - Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet, alertou os internautas e criticou a postura de governos e corporações em quererem controlar a web.

Tim Berners-Lee (Getty Images)

Tim Berners-Lee (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet, alertou os internautas e criticou a postura de governos e corporações em quererem controlar a web.

Berners-Lee esteve no Reino Unido ontem (25) e foi um dos condecorados com o prêmio de engenharia da realeza britânica, o Queen Elizabeth Prize for Engineering

Durante o evento, Berners-Lee foi questionado sobre as alegações do Edward Snowden de que os governos vêm usando a internet para espionar as comunicações realizadas por cidadãos. 

“O desenho original da web, há 24 anos, era de um espaço universal, nós não tínhamos um computador, uma linguagem ou browser específico em mente. Quando você faz algo universal, ele pode ser usado para boas ou más coisas. Nós apenas temos que ter certeza de que este espaço não seja minado por grandes empresas ou governos tentando usá-lo e obter total controle”, disse Berners-Lee. 

O criador da internet lembrou também que desenvolveu a web para alcançar as demandas por compartilhamento de informações entre físicos de universidades e instituições ao redor do mundo. 

Berners-Lee sempre foi um ávido defensor do uso livre da internet. Em janeiro deste ano, ele pediu que os governos publicassem e compartilhassem informações online sobre saúde e segurança que poderiam beneficiar os cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaINFOInternetPaíses ricosReino Unido

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame