Tecnologia

TIM anuncia ativação do 5G em São Paulo para 90% da população

Para essa cobertura mais avançada no começo, a operadora realizou uma atualização para o 5G de 1.000 das suas 1.050 antenas que já estavam instaladas e rodando no 4G

Tim: O executivo destacou que a companhia está ativando muito mais antenas que o exigido nessa fase inicial pela Anatel (Aluísio Alves/Reuters)

Tim: O executivo destacou que a companhia está ativando muito mais antenas que o exigido nessa fase inicial pela Anatel (Aluísio Alves/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de agosto de 2022 às 13h21.

Última atualização em 4 de agosto de 2022 às 13h39.

A TIM anunciou nesta quinta-feira, 4, o lançamento do 5G em São Paulo com a promessa de uma cobertura que atenderá logo de cara 90% da população, com o sinal disponível em todos os bairros. Para essa cobertura mais avançada no começo, a operadora realizou uma atualização para o 5G de 1.000 das suas 1.050 antenas que já estavam instaladas e rodando no 4G.

Com isso, os equipamentos permitirão a ativação do 5G na faixa de 3,5 Ghz, com velocidade de tráfego de dados cerca de 10 vezes maior que a do 4G.

"Isso significa que 90% da população de São Paulo terá acesso imediato ao 5G de verdade", afirmou o presidente da TIM, Alberto Griselli, em entrevista coletiva à imprensa.

O executivo destacou que a companhia está ativando muito mais antenas que o exigido nessa fase inicial pela Anatel. A obrigação seria de uma antena a cada 100 mil habitantes no início das operações, o que no caso de São Paulo equivale a 154 antenas por operadora.

Hoje, 850 antenas da TIM em São Paulo já operam no 5G. O número anunciado de 1.000 será atingido ainda neste mês, e a 1.050 nos próximos meses. O valor do investimento não foi revelado.

O objetivo de antecipar a conectividade, segundo Griselli, foi oferecer uma experiência melhor para os consumidores da capital paulista, que é a maior cidade do país e o principal mercado de telecomunicações. Com a cobertura em toda a cidade, faz mais sentido (para os consumidores) migrar para um aparelho 5G", disse.

Em outras palavras, trata-se de um esforço para atrair consumidores para a compra de aparelhos e para a contratação de planos com maior tráfego de dados.

Cerca de 4% da base de celulares da TIM - ou 2,4 milhões de usuários - já são compatíveis com o 5G. No portfólio de aparelhos à venda, 70% já fazem parte da nova geração de internet.

A TIM criou uma oferta especial para os clientes que quiserem navegar no padrão 5G "puro sangue" (standalone), que oferece a menor latência (tempo de resposta). Para o usuário comum, há pouca diferença. Já para certas aplicações, como jogos online, pode ser um diferencial.

Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote para "turbinar" os planos com mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em jogos. O novo pacote estará disponível em breve nas capitais, e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento garantirá gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais.

O presidente da TIM antecipou ainda que a operadora deixará de investir em mais antenas 4G em São Paulo a partir do ano que, o que vai lhe permitir maior economia de custos.

LEIA TAMBÉM: Quem pode usar o 5G no Brasil? Veja a lista dos celulares compatíveis e como utilizar

Acompanhe tudo sobre:5GTIM

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024