Tencent proíbe menores de idade de jogar simuladores de namoro
Mercado de games da China luta contra fiscalização regulatória cada vez mais rígida, com a mídia estatal condenando videogames como “ópio espiritual” para os jovens.
Thiago Lavado
Publicado em 28 de agosto de 2021 às 08h00.
Tencent Holdings está expulsando jogadores com menos de 18 anos de um popular jogo de simulação de namoro, impondo a mais estrita proibição a menores na indústria de jogos da China, depois que reguladores se atentaram para o vício dos jovens.
A partir de 25 de setembro, os menores não terão mais permissão para acessar Light and Night, um título que foi lançado originalmente em junho. A gigante das redes sociais começou a reembolsar esses jogadores, embora também tenha oferecido o congelamento de suas contas até que completem 18 anos. A proibição “fortalecerá ainda mais a proteção de menores” e “manterá um ambiente de jogo online saudável”, disse a Tencent em comunicado.
O maior mercado de jogos para celular do mundo luta contra uma fiscalização regulatória cada vez mais rígida, com a mídia estatal condenando videogames como “ópio espiritual” para os jovens. Os investidores estão preocupados com outras medidas repressivas depois que 2018 teve uma liquidação nas ações de jogos, como NetEase e XD.
A Tencent, por sua vez, se comprometeu a limitar ainda mais o tempo de jogo para menores em títulos como Honor of Kings, indo além das restrições impostas pelo governo em 2019. Também abordou a possibilidade de a indústria banir jogos para menores de 12 anos.
Light and Night foi classificado como o melhor jogo de simulação de namoro da China por usuários em julho, disse a Tencent em balanço na semana passada, quando relatou o crescimento mais lento da receita de jogos em quase dois anos. O jogo voltado para mulheres permite que os usuários façam passeios românticos com cinco parceiros, incluindo um piloto de corrida e um empresário. Os jogadores gastam dinheiro em moedas digitais em incrementos para desbloquear mais encontros e histórias com seus namorados virtuais.
A Tencent disse que os jogadores com menos de 16 anos responderam por 2,6% de sua receita bruta do jogo no segundo trimestre, enquanto os menores de 12 anos representaram apenas 0,3%.
Com a colaboração de Zheping Huang.