Tecnologia

Telegram banido do Brasil: conheça o Signal e outros 7 apps de mensagem

O aplicativo de mensagens foi bloqueado no Brasil nesta quarta-feira, 26, mas há outras alternativas para quem precisa de funcionalidades semelhantes

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de abril de 2023 às 15h36.

Última atualização em 26 de abril de 2023 às 17h10.

O aplicativo de mensagens Telegram foi banido do Brasil nesta sexta-feira, 18, após a Justiça Federal do Espírito Santo determinar que operadores de telefonia e lojas de aplicativos suspendessem imediatamente o acesso ao app.

A plataforma não entregou dados completos sobre as medidas de combate a grupos neonazistas à Polícia Federal.

Como se comunicar com parentes, amigos e colegas de trabalho quando o aplicativo de conversa fica fora do ar? A EXAME separou uma lista com os melhores apps de mensagens para celular e computador. Veja:

WhatsApp

O mais conhecido da lista, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, estando presente em 99% dos celulares no país.

Ele está disponível na Apple Store e na Google Play.

Signal

Escolha de Elon Musk, Jack Dorsey e Edward Snowden, o Signal é uma organização sem fins lucrativos que não coleta nenhum dado de seu usuário. Com criptografia de ponta a ponta em todos os serviços oferecidos na plataforma, não há como o aplicativo acessar seus contatos, grupos, mensagens, imagens ou pesquisas, diferente dos outros aplicativos.

Ele está disponível na App Store e na Google Play.

Jumbo

Ideal para quem quer fazer uma faxina nas suas opções de privacidade, o Jumbo é o aplicativo que deixa fácil entender quais de seus dados estão sendo coletados por gigantes como Facebook, Twitter, Instagram e Google é só clicar e ele faz o trabalho para o usuário.

Apesar de muitas ferramentas serem oferecidas na versão paga (o mínimo é R$ 19 por mês), a versão gratuita já ajuda o usuário a se proteger. Primeiro, ele responde um questionário breve; depois, ele indica quais aplicativos ele usa e o Jumbo faz uma varredura neles.

Na versão gratuita, por exemplo, é possível ver o que o Facebook coleta do usuário. "Seu status de relacionamento está sendo usado para publicidade direcionada", "O Facebook te mostra anúncios com base em dados sobre você que obteve de "parceiros" e outros terceiros" são algumas das coisas que podem aparecer e, com apenas um clique, o usuário permite que o Jumbo desabilite as opções.

Messenger

Do Facebook, o aplicativo de mensagens não protege seus dados como Telegram e Signal, mas te dá a possibilidade de conversar com amigos do Facebook, seguidores do Instagram e, em breve, até quem você tem adicionado na plataforma de realidade virtual do Facebook, a Oculus.

Suas ferramentas para assistir a filmes com amigos, reconhecimento facial para desbloquear o app e temas personalizados para cada bate-papo também são um destaque para alguns usuários.

Instale o aplicativo pela App Store ou Google Play.

Hangouts

O Google Hangouts é uma plataforma de comunicação para troca de mensagens, chamadas de voz e videochamadas. Nela, o usuário pode criar chats com grupos de até 100 pessoas e videochamadas para até dez.

O usuário pode acessar o Hangouts pelo site ou baixando o aplicativo pela App Store ou Google Play.

Skype

Mais tradicional, o Skype é uma ferramenta fácil para chamadas de vídeo, bate-papos ou ligações. Ele conta com uma opção de "Reunir Agora" em seu site para quem tem pressa e precisa fazer uma videochamada gratuita, sem instalar um aplicativo ou criar uma conta.

Para quem quer ter uma conta, é possível acessar a ferramenta pelo site, baixando o aplicativo para computador ou na App Store e no Google Play.

DuckDuckGo

Concorrente do Google, o DuckDuckGo recebe por volta de 102 milhões de buscas diárias em sua plataforma. Todas as pesquisas feitas são privadas e as respostas são orgânicas e não personalizadas (diferente do Google, que usa os dados do usuário para oferecer links que ele acha mais provável de serem clicados).

A plataforma tem uma extensão disponível para ser adicionada em qualquer navegador, que permite realizar buscas e ver quanto um site é confiável com um clique.

Acesse o site para instalar a extensão ou fazer uma busca.

FirefoxFocus

Uma opção diferente do Firefox original, o navegador FirefoxFocus tem como preferência a privacidade do usuário. Sem coletar cookies, histórico ou dados de localização, o navegador não armazena qualquer tipo de dado, muito menos vende ele para terceiros. Todos os anúncios e rastreadores de sites visitados também são automaticamente bloqueados.

Instale o FirefoxFocus aqui. Ele também está disponível como aplicativo na App Store e na Google Play.

Acompanhe tudo sobre:Telegram

Mais de Tecnologia

Trabalhe como um streamer: Santander oferece 8 mil bolsas de estudo para gamers

5G atinge 25,92 milhões de chips ativos, mas representa apenas 10% da base móvel no Brasil

Bain compra plataforma de educação PowerSchool por US$ 5,6 bilhões e fecha capital

Enchente em Porto Alegre pode ser vista no Google Maps após atualização

Mais na Exame