Tecnologia

Tablet Windows 8 com chip Intel chega em novembro

Para entrar de vez no mercado de dispositivos móveis, a Intel já prepara um novo chip Atom de codinome Clover Trail e que será o processador dedicado aos tablets

O Windows 8 traz uma interface específica para telas sensíveis ao toque, aqui demonstrada por Michael Angiulo, da Microsoft, durante um evento para desenvolvedores (Divulgação)

O Windows 8 traz uma interface específica para telas sensíveis ao toque, aqui demonstrada por Michael Angiulo, da Microsoft, durante um evento para desenvolvedores (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2012 às 16h13.

São Paulo – A Intel está investindo pesado no mercado de dispositivos móveis e poderá fornecer o processador para o primeiro tablet com sistema Windows 8.

Segundo o site Cnet, os primeiros dispositivos com o sistema operacional da Microsoft devem surgir em novembro, quando o Windows 8 deverá debutar em sua versão final.

Embora já seja sabido que o Windows 8 irá rodar em processadores x86 (da Intel) e baseados na arquitetura ARM, as informações revelam que novembro é a data final para esses lançamentos e que muitos dos dispositivos terão um design diferente.

E para entrar de vez no mercado de dispositivos móveis, a Intel já prepara um novo chip Atom de codinome Clover Trail e que será o processador dedicado aos tablets.

Enquanto o chip Medfield, desenvolvido para smartphones, possui somente um núcleo, o Clover Trail foi desenhado com dois núcleos e, segundo a Intel, irá equipar mais de 20 modelos de tablets com sistema Windows 8.

Além disso, a principal diferença dos tablets com chip Intel é que os dispositivos poderão rodar com a versão padrão do Windows 8 e não a versão Windows 8 RT, que foi desenvolvida para rodar em aparelhos com arquitetura ARM.

Entre os problemas conhecidos do Windows 8 RT está a falta de compatibilidade com aplicações do Windows 7, bem como limitações para rodar browsers de terceiros como Firefox e Chrome.

O Clover Trail possui tecnologia de 32 nanômetros, mas a Intel já revelou que também trabalha em uma versão de 22nm chamada “Bay Trail” e que trará embutido redes 3G e 4G.

O Windows 8, por sua vez, será lançado em definitivo no segundo semestre de 2012. O sistema é a aposta da Microsoft para entrar no mercado de tablets. Até o momento, somente a Nokia confirmou que desenvolve um tablet para rodar com a nova plataforma.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIntelMicrosoftTabletsWindows

Mais de Tecnologia

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Meta enfrenta novos desafios regulatórios na União Europeia com serviço de assinatura

Pacientes se consultam com hologramas em hospital no Texas

Mais na Exame