EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.
A Sun Microsystems anunciou, nesta quinta-feira (2/6), que irá comprar a Storage Technology Corp. por aproximadamente 4,1 bilhões de dólares. Com o negócio, a companhia pretende expandir sua atuação no competitivo mercado de armazenamento e gerenciamento de dados. A empresa informou que pretende ser vista como uma consolidadora da indústria de tecnologia da informação. Por isso, indicou também que pretende realizar novas aquisições.
"Este acordo é parte de nossa estratégia para responder às demandas dos clientes que precisam racionalizar seus investimentos em bancos de dados", afirmou o presidente do conselho de administração da Sun, Scott McNealy, ao americano The Wall Street Journal.
Pelos termos do acordo, os acionistas da Storage receberão 37 dólares por ação, alcançando cerca de 4,1 bilhões de dólares em pagamentos. O valor também inclui as stock options dos empregados da Storage. Os conselhos das duas empresas aprovaram o acordo e a expectativa é que a aquisição seja concluída no final do terceiro trimestre ou no início do quarto.
Segundo The Wall Street Journal, o valor ofertado representa um prêmio de 18,5% sobre o preço de fechamento das ações da Storage, na quarta-feira (1º/6) 31,23 dólares por papel. Para o presidente do conselho de administração da Storage, Patrick Martin, a proposta da Sun reflete integralmente o valor de mercado da companhia.
Especialistas indicam que este será o primeiro de uma série de acordos que a Sun deverá fechar nos próximos meses, já que a companhia pretende destinar um total de 7,4 bilhões de dólares, disponíveis em seu caixa, para novos investimentos que elevem a geração de receitas, aumentem os lucros e o fluxo de caixa da companhia. "Esta é a primeira de uma séria de aquisições que a Sun fará nos próximos 12 a 18 meses", afirmou Brent Bracelin, analista do Pacific Crest Securities. Para o analista, as próximas investidas da Sun serão na área de softwares.