Tecnologia

Sumiço no Android Market enfurece desenvolvedores

Uma mudança no sistema de busca do Android Market, do Google, fez sumir muitos aplicativos populares dos resultados de pesquisas

O sumiço dos aplicativos acontece em buscas feitas no smartphone com a ferramenta de acesso ao Android Market (Divulgação)

O sumiço dos aplicativos acontece em buscas feitas no smartphone com a ferramenta de acesso ao Android Market (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 27 de julho de 2011 às 18h31.

São Paulo — Uma discussão cheia de palavras iradas ocupa dezenas de páginas no fórum de desenvolvedores do Android Market. Empresas e programadores que possuem aplicativos na loja online do Google reclamam que houve mudanças no sistema usado para busca desses programas. O resultado é que muitos deles se tornaram impossíveis de localizar na loja. 

O problema, apontam os desenvolvedores, começou no dia 1º deste mês. Muitos aplicativos populares deixaram de ser listados nos resultados das buscas feitas em smartphones com Android, usando a ferramenta integrada ao sistema operacional. Aparentemente, isso não acontece quando a pesquisa é feita na web.

Segundo os relatos, aplicativos irrelevantes e pouco baixados no Android Market passaram a aparecer com destaque entre os resultados. Outros títulos, que eram campeões de vendagem, praticamente sumiram desses resultados. O Google Sky Map, por exemplo, o programa de astronomia mais conhecido na plataforma Android, é listado em trigésimo lugar. É algo que não faz muito sentido, o que leva à desconfiança de que há uma falha no sistema de busca.

Alguns programadores dizem que suas vendas caíram 80% por causa disso. A irritação tornou-se maior pelo fato de o Google não ter dado uma resposta satisfatória sobre as reclamações. No dia 6, uma pessoa que se identificou como Heidi, do Google, publicou uma mensagem no fórum dizendo que a empresa estava investigando o problema. Mas não houve mais novidades desde então.

Outras pessoas dizem ter procurado o suporte do Google, que respondeu com uma mensagem padrão: “Estamos constantemente melhorando nosso algoritmo de busca. Quando isso acontece, resultados para determinadas buscas inevitavelmente mudam. Nós monitoramos as pesquisas com atenção para ter certeza de oferecer os melhores resultados possíveis. Entendemos que essas mudanças podem causar confusão, mas asseguramos que seu aplicativo pode ser encontrado pelos usuários.”

Há, também, uma página de suporte para desenvolvedores que menciona o problema do sumiço de aplicativos e aponta possíveis causas, mas sem considerar a possibilidade de a razão ser uma falha do Google. Naturalmente, para a turma do fórum, nada disso resolve o problema.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsBuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

NIO lança estação que realiza troca de bateria em apenas 3 minutos

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Mais na Exame