Tecnologia

Startups têm mais chances de dar certo com nosso apoio, diz Embrapii

No Café EXAME Tecnologia, Jorge Guimarães falou sobre como empresas podem ter mais oportunidades por estarem junto unidades de pesquisa

Jorge Guimarães: presidente da Embrapii fala sobre inovação  (Flávio Moret/Site Exame)

Jorge Guimarães: presidente da Embrapii fala sobre inovação (Flávio Moret/Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de julho de 2018 às 15h46.

São Paulo – Jorge Guimarães, presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Telecomunicações e Inovações, afirmou que startups têm mais chances de dar certo com o apoio do órgão. A declaração foi dada durante o Café EXAME Tecnologia, que reuniu executivos de empresas para discutir o impacto das inovações disruptivas nas cadeias globais.

"Com uma grande diferença das startups, as nossas estão dentro da unidade de pesquisa, são mais de 100 pesquisadores e toda a nossa infraestrutura. A startup lá dentro tem muito mais chances de dar certo do que o jovem com o computador trabalhando em um coworking", disse Guimarães.

Criada em 2013, a Embrapii busca fomentar a inovação promovendo parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas. Seu objetivo é agilizar o financiamento de projetos inovadores. São elegíveis iniciativas nos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, materiais e química, tecnologias aplicadas e mecânica e manufatura.

O modelo prevê o compartilhamento de custos do projeto e a Embrapii entra com recursos não reembolsáveis. Não tem a abertura de edital e ajuda a agilizar processos burocráticos. De acordo com a Embrapii, um contrato leva, em média, dois meses para ser fechado.

Guimarães ressaltou o modelo flexível de financiamento de projetos como uma das razões de a Embrapii funcionar bem. Hoje, são mais de 500 projetos financiados. "A Vale fez uma demanda por uma tinta anticorrosão. O projeto custou 1,6 milhão de reais e a patente dele agora vale 1 bilhão de reais", disse Guimarães. A Embrapii tem mais de 100 registros de patentes.

Acompanhe tudo sobre:eventos-exame

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A55 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Redmi 13C vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

POCO X6 Pro vale a pena? Veja detalhes do celular e ficha técnica

Mais na Exame