Tecnologia

SP testa relógio que pode substituir Bilhete Único

Segundo secretário dos Transportes, passageiro do transporte coletivo poderá recarregar o Bilhete Único por meio de um chip no relógio


	Relógio Watch2Pay sendo usado para pagamento móvel: modelo deverá chegar em São Paulo
 (Divulgação)

Relógio Watch2Pay sendo usado para pagamento móvel: modelo deverá chegar em São Paulo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 16h52.

São Paulo - O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou nesta sexta-feira, 22, em evento no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, na zona oeste da capital paulista, que o passageiro do transporte coletivo poderá recarregar o Bilhete Único por meio de um chip no relógio. Tatto usava um relógio com o chip no evento. O modelo pertence à empresa Rede Ponto Certo, uma das gerenciadoras das recargas do Bilhete Único.

"Estamos em fase de testes. O chip vai ter o preço de um relógio comum", afirmou Tatto, que, no entanto, não deu um prazo para que o mecanismo comece a ser comercializado, nem o custo. Em julho, um relógio desse tipo foi testado pela Rede Ponto Certo no sistema de transporte público no Recife e em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Na época, a empresa apresentou modelos desse relógio num evento na capital paulista.

Batizado de Watch2pay (termo em inglês que pode ser traduzido como "relógio para pagar"), esse relógio paga a passagem com apenas um toque - basta encostar o aparelho no validador, que, se houver crédito, a catraca se abre. A recarga funcionaria como a do Bilhete Único atualmente.

Celular

Além do relógio, a São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o sistema de ônibus, já estuda a possibilidade de adotar uma tecnologia que permite o pagamento da tarifa do sistema de transporte coletivo por meio do telefone móvel do passageiro - no futuro, para quitar a passagem, bastará erguer o aparelho e movimentá-lo perto do validador da catraca, sem precisar usar o cartão, como hoje. A SPTrans também não divulgou uma data para essa ideia sair do papel.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalTransportesmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoBilhete Único

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint