Sony entra no mercado de download de vídeo
Donos do PlayStation Portable poderão baixar filmes pela internet a partir de 2007
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.
A Sony vailançar, em 2007, um serviço de download de vídeos para o PlayStation Portable (PSP), aparelho portátil que permite que o usuário ouça música, jogue videogame, assista a filmes e visualize fotos. A decisão pode ameaçar o domínio da Apple no mercado de download de vídeo.
Com o novo serviço, os donos de um PSP poderão baixar um filme da internet para um PC e do PC para o aparelho da Sony, de acordo com o jornal britânico Financial Times. A companhia já vendeu mais de 20 milhões de unidades do PSP em todo o mundo, e espera lançar o novo serviço no primeiro trimestre de 2007, depois de firmar acordos com provedores de vídeo na internet.
Sites como Amazon.com, Movielink e CinemaNow estão mantendo conversas com a Sony sobre uma possível adesão ao serviço. Mas o PSP não será compatível com a loja iTunes, da Apple, a plataforma hoje dominante no serviço de download de filmes. Apenas aparelhos iPod podem baixar conteúdo do iTunes.
Até agora, somente os filmes produzidos pela Disney estão disponíveis no iTunes. Outros estúdios de Hollywood estão relutantes a ceder, por medo de pirataria.
De acordo com a consultoria Strategic Analytics, a receita global gerada pelas vendas de vídeo online será de 298 milhões de dólares em 2006 - a cifra deve crescer para 1,5 bilhão de dólares até o fim de 2007 e para 5,9 bilhões até 2010.