Tecnologia

PowerEdge VRTX: data center em uma única torre de 5U

PowerEdge VRTX: data center em uma única torre de 5U

Power Edge

Power Edge

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 16h24.

São Paulo – Profissionais de TI sabem como pode ser difícil (e caro) dar manutenção a vários servidores e diferentes plataformas de software para manter a rede corporativa ativa, assegurar o backup de informações estratégicas, suportar a explosão de dados e manter todos os serviços da empresa em funcionamento, como e-mail e solução de ERP, por exemplo.

Uma nova solução da Dell, no entanto, permite consolidar toda essa infraestrutura de TI em uma única plataforma compacta, escalável e com dimensões similares às de um servidor torre convencional. O PowerEdge VRTX suporta, por exemplo, a instalação de uma rede corporativa em ambientes com restrição de espaço, podendo atender dezenas de computadores a ele conectados. Ao mesmo tempo, essa máquina possui storage integrado, armazenando os dados sensíveis da empresa e permitindo que tenham acesso controlado de forma segura. Na prática, é como ter uma nuvem privada (servidores, armazenamento e rede) em uma única e compacta torre.

Além de reduzir os custos da empresa em investimentos de infraestrutura de TI, essa solução simplifica sua manutenção e seu gerenciamento. Graças ao seu alto poder de processamento e sua grande capacidade de memória e armazenamento, o PowerEdge VRTX suporta múltiplas cargas de trabalho com baixa latência e em um formato portátil, que pode ser transportado, por exemplo, para uma filial ou novo endereço, e instalado facilmente sob uma mesa de escritório. Torna-se, portanto, uma solução muito atraente para pequenas e médias empresas ou, ainda, companhias que decidem abrir filiais menores em novas localidades.

Com essa solução, um site de e-commerce, por exemplo, ou, ainda, uma produtora de vídeos, pode atender às suas necessidades de negócio, centralizando dados de clientes ou material multimídia no storage compartilhado, que pode ser ampliado com facilidade até 48 terabytes..

Se, em algum momento, a ampliação dos negócios tornar imperativa uma capacidade maior de processamento e armazenamento de dados, isso não será um problema, pois o PowerEdge VRTX é uma plataforma flexível e escalável, permitindo ao gestor de TI aumentar o número de servidores e o tamanho do storage de forma simples e rápida.

O chassi em torre de 5U também pode incluir um switch de 1 gigabyte incorporado, o que elimina a necessidade de adquirir um switch externo para fazer a interconexão entre o data center e os computadores em rede, algo muito adequado para o planejamento de pequenas e médias empresas, que, muitas vezes, trabalham com orçamentos restritos de TI. Uma solução simples e econômica que pode reduzir custos e, claro, muitas dores de cabeça.

Acompanhe tudo sobre:DellEmpresasEmpresas americanasINFOServidores públicos

Mais de Tecnologia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Visa e Banco do Brasil lançam pagamento por aproximação em relógios da Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

Mais na Exame