Google: aprimoramento da Play Store acontece em meio a preocupações de que o segmento de apps estaria saturado (Justin Sullivan/Getty Images)
Reuters
Publicado em 3 de novembro de 2016 às 13h41.
Última atualização em 3 de novembro de 2016 às 13h41.
São Francisco - O Google, da holding Alphabet, está redobrando os esforços para ajudar desenvolvedores de aplicativos para Android montarem seus negócios em meio a preocupações de que o segmento estaria saturado.
Sob a liderança de Sameer Samat, que voltou à empresa após uma temporada como presidente do grupo de tecnologia para vestuário Jawbone, o Google está aprimorando as recomendações da Play Store com inteligência artificial e expandindo o suporte para várias plataformas de pagamento, entre outras iniciativas.
Os esforços do Google espelham os da rival Apple, que renovou a App Store neste ano ao acelerar a revisão de novos aplicativos e aumentar a receita destinada aos desenvolvedores.
Segundo James Knight, ex-funcionário do Google que lançou a Pembroke, consultoria que ajuda desenvolvedores a converter aplicativos compatíveis com Apple para o Android, o Google está facilitando o processo antes complicado de desenvolver aplicativos para Play Store.
O Google Play respondeu por 70 por cento dos downloads de aplicativos no terceiro trimestre deste ano, mas a App Store abocanhou 65 por cento da receita, de acordo com dados da App Annie, uma empresa de análise de dispositivos móveis. Boa parte dos esforços do Google contempla mercados emergentes, em que o Android é mais forte que o sistema operacional da Apple.
Recentemente, ambas as empresas vêm recebendo múltiplas reclamações de desenvolvedores, que afirmam enfrentar dificuldades para se sobressair em um segmento já saturado. Muitos usuários de smartphones, por sua vez, parecem cansados de baixar aplicativos de uma vez, especialmente quando serviços como o Snapchat desempenham funções que antes exigiam um app separado.