Tecnologia

Site reúne todos os serviços de streaming de música em um só

No Bop.fm, é possível escutar as músicas do Napster, Spotify, Rdio, Soundcloud, Deezer ou YouTube em uma única página

bopfm (Divulgação)

bopfm (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 14h52.

Quem ouve música online costuma ter um ou outro serviço preferido, mas em alguns casos as canções ou artistas não estão disponíveis no catálogo. Para contornar a dificuldade, o empreendedor americano Shehzad Daredia criou nos Estados Unidos o Bop.fm. O site reúne as músicas e artistas disponíveis em todos os serviços de música online mais populares, como se fosse um Google do streaming.

O Bop.fm é integrado aos catálogos de plataformas como Napster, Spotify, Rdio, Deezer, Soundcloud e YouTube. Ele mostra as músicas de qualquer um dos serviços, e permite ouvi-las na página. Depois de cadastrado, o usuário não precisa abrir o software ou site da plataforma de música. “Nós criamos uma experiência de música unificada, para que os usuários possam encontrar qualquer canção e reproduzi-la independentemente do serviço”, diz Daredia em entrevista a INFO.

Para o fundador, o Bop.fm ajuda principalmente os usuários a compartilhar uma música com amigos, quando eles não são assinantes do mesmo serviço ou vivem em países diferentes onde uma das plataformas não funciona. O Bop.fm cria um link universal para cada música, para que ela possa ser compartilhada e ouvida a partir de qualquer serviço.

“Para as plataformas de streaming parceiras, a vantagem principal é que nós as ajudamos a conquistar novos usuários”, diz Daredia, que é formado em engenharia e administração. A startup passou pela aceleradora americana Y Combinator e já recebeu 2 milhões de dólares em investimentos. O fundador não revela a quantidade de usuários, mas diz que o site já reproduziu 50 milhões de músicas desde o lançamento, há um ano.

Recentemente, o site ainda estreou uma ferramenta para que artistas possam criar suas playlists próprias em um canal no Bop.fm. Segundo Daredia, músicos como Paul McCartney, Tiësto, Lil Wayne e a banda Depeche Mode já fazem parte do projeto. “Isso permite uma experiência musical mais profunda, em que os usuários seguem seus artistas favoritos e são notificados quando eles compartilham uma playlist ou lançam uma música nova.”

Acompanhe tudo sobre:INFOSpotify

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia