Tecnologia

Site do Google explica como são realizadas as buscas

Em infográfico interativo, empresa mostra aos usuários como é o processo complexo que envolve a exibição de resultados em sua página inicial


	Google: em site interativo, empresa exlpica aos seus usuários como funcionam os seus mecanismos de buscas
 (REUTERS/Mark Blinch)

Google: em site interativo, empresa exlpica aos seus usuários como funcionam os seus mecanismos de buscas (REUTERS/Mark Blinch)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de março de 2013 às 16h49.

São Paulo – Em um site desenvolvido pelo Google e que foi colocado no ar há poucos dias, a empresa mostra como, afinal, funcionam os seus mecanismos de buscas na internet e como é complexo o processo por trás da exibição dos resultados em sua página inicial. Disponível em um formato mais simples, e que conta com suporte para português, o site também pode ser visualizado na forma de um infográfico interativo, porém em inglês: à medida que o usuário rola o site para baixo, novas informações sobre o processo são acrescentadas à tela.

Tudo começa no momento em que se digita o termo desejado na barra de buscas do Google. Uma vez que o usuário pressiona a tecla enter, os servidores da empresa começam então a rastrear e indexar os resultados. Com base no termo buscado, os servidores procuram nas mais de 30 trilhões de páginas individuais que formam a web aquelas cujos assuntos têm alguma relação com a demanda feita.

Em seguida, explica o Google, entram em jogo os algoritmos, programas e fórmulas desenhados pelos engenheiros da empresa. Através deles, o buscador procura por pistas que tenham a ver com o termo buscado pelo usuário. Estas pistas levam em conta aspectos como, por exemplo, a região na qual a pessoa esta e também a qualidade dos sites que exibem o conteúdo procurado. Mas estes são apenas dois dos cerca de 200 fatores que o Google analisa em segundos antes de oferecer os resultados.

Outra fase do processo de exibição de resultados é a filtragem de spams, as detestáveis mensagens eletrônicas enviadas para milhares de usuários. Segundo a empresa, a luta para banir os spams acontece diariamente e a maioria pode ser removida de forma automática. Alguns documentos, contudo, precisam ser examinados manualmente. O mapa termina com uma estatística que deixa claro o poder da página inicial do Google: em menos de um minuto de navegação no hotsite, mais de 2 milhões de buscas foram realizadas mundo afora. 

Veja neste vídeo do Google, em inglês, mas com legendas em português, alguns exemplos de informações que podem ser encontradas em sua página de buscas:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame