Tecnologia

Site de streaming passa a disponibilizar filmes brasileiros

Cinema brasileiro conta com selo específico no Festival Scope, plataforma para profissionais do audiovisual

filmes (Reprodução)

filmes (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 05h50.

A partir de quinta-feira (15), o cinema brasileiro passa a contar com selo específico no Festival Scope, plataforma exclusiva que oferece a profissionais do setor audiovisual, mediante assinatura, a possibilidade de assistir online a filmes do mundo inteiro.

Sob a marca da Agência Nacional do Cinema (Ancine), os filmes nacionais ficarão disponíveis para esses profissionais por streaming, sistema em que não há download do material para o computador do usuário.

Segundo a Ancine, a iniciativa é para possibilitar maior visibilidade e inserção dos filmes brasileiros aos curadores, distribuidores, agentes de venda, críticos de cinema e outros profissionais que usam regularmente os serviços da plataforma.

”É mais um passo que a agência dá para ampliar, de forma democrática e ampla, o acesso das obras brasileiras ao mercado internacional”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Segundo ele, a participação no Festival Scope junta-se a outras iniciativas, como o apoio à participação em eventos internacionais ou os Encontros com o Cinema Brasileiro, em que a agência promove a vinda ao Brasil de curadores de importantes festivais de todo o mundo.

“São formas de criar um ambiente mais favorável para maior conhecimento e exposição dos profissionais do setor sobre o que vem sendo realizado no Brasil”, destacou Rangel.

Criado em 2010, o Festival Scope surgiu a partir da constatação de que, muitas vezes, os profissionais do setor não tinham tempo,, durante os festivais, para assistir a todos os filmes em salas de cinema, nem a possibilidade de se deslocar fisicamente a todos os eventos nacionais e internacionais de seu interesse.

Instituições nacionais como a Unifrance (França), o Instituto Goethe (Alemanha) e o Instituto Luce Cinecittá (Itália) têm selos na plataforma para divulgação dos filmes de seus países.

Em sua programação inaugural, o espaço da Ancine no Festival Scope exibe os sete filmes selecionados para a Mostra Aurora, principal competição de longas da Mostra de Tiradentes, em Minas Gerais, que abre o calendário nacional de eventos audiovisuais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArteCinemaDados de BrasilEntretenimentoINFO

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame