Tecnologia

Sistema faz robôs aprenderem tarefas a partir de vídeos do YouTube

Os robôs da unversidade de Maryland aprenderam a cozinhar apenas ao assistir vídeos de culinária

robo (Divulgação)

robo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2015 às 06h33.

Uma equipe de pesquisadores da universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveu um robô que consegue aprender e desempenhar novas habilidades apenas ao assistir vídeos no YouTube.

O projeto está sendo financiado pela DARPA, o departamento de pesquisa tecnológica do Exército americano, em um programa que busca ensinar máquinas não apenas a coletar dados, mas também a agir com base neles.

Para esse estudo, os pesquisadores desenvolveram um sistema que permitiria aos robôs aprender a cozinhar ao assistir vídeos de culinária no YouTube.

Durante o teste, os robôs conseguiram desempenhar as tarefas mostradas nos vídeos utilizando os utensílios adequados, sem nenhum auxílio humano.

Além disso, o sistema confere aos robôs a capacidade de armazenar qualquer informação que eles tenham aprendido nos vídeos, aprimorando a forma como eles desempenham determinadas tarefas.

A DARPA acredita que a pesquisa fará com que robôs desenvolvam sua inteligência artificial por uma fração de tempo e dinheiro do que acontece atualmente, já que a inteligência é compartilhada entre todas as máquinas com o mesmo software.

Acompanhe tudo sobre:INFORobótica

Mais de Tecnologia

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal