Tecnologia

7 serviços do Google para organizar sua vida

Da edição de documentos e fotos à organização de notícias, sete serviços do Google na web que facilitam a vida

O site Álbuns da Web do Picasa, do Google, funciona integrado a um editor de fotos disponível para instalação no computador (Reprodução)

O site Álbuns da Web do Picasa, do Google, funciona integrado a um editor de fotos disponível para instalação no computador (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 19h05.

São Paulo -- Utilidade. Essa é a palavra de ordem dentro do Google, uma das maiores empresas de internet e tecnologia do mundo. Desde a fundação da companhia, em 1998, vários projetos interessantes nasceram e morreram por falta de interesse do público. Aqueles que sobreviveram, contudo, oferecem recursos inovadores e, acima de tudo, úteis aos consumidores. É o caso do Docs, que permite a criação e compartilhamento de documentos e planilhas on-line. Ótimo para organizar a vida – pessoal e profissional. Confira outras mãozinhas que o Google oferece a seus usuários.

1 Picasa

O Picasa foi criado em 2002 e adquirido pelo Google em 2004. O aplicativo, disponível para ser instalado no computador, permite a edição e o gerenciamento das fotos. Funciona em conjunto com um site que possibilita publicar imagens na rede, o Albuns da Web do Picasa. Nele, há também um link (no menu Ações) para ajustar a foto no editor online Picnik.

2 Contatos

O serviço armazena a agenda de contatos do usuário e a sincroniza com os dados presentes no sistema de e-mails do Google, o Gmail. Um ponto forte do serviço é o fato de ele ser acessível a partir de celulares e tablets que usam o sistema operacional Android, também do Google. Ou seja, é a unificação das agendas de contatos presentes em computadores e em dispositivos móveis.

3 Docs

É um dos serviços mais populares da empresa. Oferece ferramentas que rivalizam com as presentes no pacote Office, da Microsoft, como editor de textos, planilha eletrônica, plataforma para criação de apresentações e até um módulo para desenhos. O Docs também permite a criação de formulários para a realização de pesquisas com usuários.

4 Agenda

Permite reunir todos os compromissos do usuário em um calendário virtual, que pode ser consultado a partir de qualquer computador ou smartphone. O serviço fornece recursos para a criação de diferentes agendas e também o compartilhamento dessas informações com os contatos do usuário, como colegas de trabalho.

5 Tradutor

Oferece o serviço de tradução de textos em quase 60 idiomas. É possível traduzir artigos completos e até páginas da internet, o que possibilita acesso a conhecimentos que, de outra forma, ficariam vedados a muitos usuários. É importante observar, contudo, que o sistema de tradução está longe da perfeição, e erros e imprecisões no trabalho são comuns. Ainda assim, o saldo é positivo.

6 Reader

O serviço de exibição de notícias do Google permite visualizar novidades de sites que oferecem o recurso RSS. Basta cadastrar o endereço do site para que o Google atualize a lista de notícias sempre que houver novidade. O usuário também pode compartilhar links interessantes com seus contatos.

7 Maps

Já é um recurso quase obrigatório para quem anda pelas ruas e quer chegar a um destino desconhecido. Ótimo para calcular o trajeto de um ponto a outro (de casa ao trabalho, por exemplo) ou mesmo criar roteiros de viagem. O serviço oferece diversas ferramentas, como informações sobre condições de trânsito e fotos. A partir de celular ou tablets, pode ser utilizado como um aplicativo de navegação gratuito.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetServiços onlineSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site